Página inicial > Santo Augusto > II Festival de Hipercontos
Notícias Santo Augusto

II Festival de Hipercontos

Publicado em Terça, 27 de Novembro de 2018, 17h53 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Santo Augusto promoveu de 23 a 26 de novembro o II Festival de Hipercontos, realizado paralelamente a programação da IX Mostra Técnica. Os trabalhos foram expostos no Prédio de Ciência e Tecnologia onde puderam ser conhecidos por estudantes e servidores.

Segundo a professora responsável pelo evento, Soni Pacheco de Moura, trata-se da culminância do projeto de ensino  "Atelier de textos: ressignificando as práticas de leitura e escrita na escola", cujo objetivo central é promover o protagonismo e a autoria discente, sensibilizando os alunos para a leitura e escrita, como atividades significativas e prazerosas.

A professora explica que no decorrer do ano, os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio foram desafiados a criar um hiperconto. “Para tanto, os mesmos foram familiarizados com a estrutura do gênero conto, bem como com as características e recursos da literatura digital”.

O trabalho deste ano resultou em 15 hipercontos, cujas temáticas versaram sobre temas de preferência dos adolescentes autores. Assim, violência, drama, amor e aventura marcaram o enredo da maioria dos contos. “O visível aprimoramento da escrita, bem como a satisfação demonstrada pelos estudantes ao ver seus projetos concluídos é a grande motivação para que o projeto tenha continuidade nos anos seguintes, destaca a professora Soni”.