Página inicial > Santo Augusto > Projeto de Extensão busca promover pensamento computacional na educação básica
Notícias Santo Augusto

Projeto de Extensão busca promover pensamento computacional na educação básica

Publicado em Segunda, 01 de Julho de 2019, 15h09 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Um grupo de professores e alunos do Curso de Licenciatura em Computação do IFFar – Campus Santo Augusto, está desenvolvendo um projeto de extensão realizado em parceria com instituições de Portugal.  O projeto denominado “Rompendo fronteiras e integrando culturas: pensamento computacional na educação básica” é coordenado pelo professor, Adão Caron Cambraia, tendo como coordenador Adjunto o professor, Cleitom José Richter, contando com o apoio dos estudantes de Licenciatura em Computação, Uianes Luiz Rockenbach Biondo (bolsista) e Lucas Muller Dornelles (aluno em atividade curricular).

O projeto foi resultado de interações com professores portugueses durante os meses de novembro e dezembro de 2018, no qual o professor, Adão Caron Cambraia, participou de pesquisa cooperada, juntamente com o estudante, Uianes Luiz Rockenbach Biondo.

As atividades do projeto iniciaram em junho com oficinas para os estudantes de Licenciatura em Computação e Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFa – Campus Santo Augusto que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, com o objetivo de que as escolas onde estes estudantes atuam também desenvolvam o projeto.

Segundo o professor Adão, o projeto visa estabelecer interações de uma turma de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Brasil com outra de Portugal, para trocar mensagens (e-mail, hangout, blog), programação de computadores e robótica; materiais de pesquisa sobre poluição e atividades ligadas a disciplina de Ciências para desenvolver uma cultura tecnológica e, ao mesmo tempo, promover a comunicação entre os dois países.

Os alunos postarão num blog todas as atividades relativas à poluição no entorno da escola, utilizando os recursos trabalhados na oficina. O endereço do blog será compartilhado com alunos de mesma idade em Portugal. As atividades de programação serão contextualizadas na temática de estudo e compartilhadas entre os alunos dos diferentes países. As atividades com os alunos nas escolas serão desenvolvidas a partir de agosto tendo em vista a formação de professores e preparação do material didático.

O projeto será desenvolvido em duas vias: Formação de professores para o desenvolvimento de uma cultura tecnológica e Oficinas de pensamento computacional para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de forma interdisciplinar com Ciências. As atividades serão desenvolvidas quinzenalmente até o mês de novembro, envolvendo estudantes e professores de escolas de Educação Básica de Panambi e Santo Augusto, no Brasil, e de escolas de Educação Básica da Guarda em Portugal.