Página inicial > Santo Augusto > Projetos de extensão promovem a construção de histórias infantis bilíngues
Notícias Santo Augusto

Projetos de extensão promovem a construção de histórias infantis bilíngues

Publicado em Terça, 30 de Julho de 2019, 15h01 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Santo Augusto está desenvolvendo esse ano dois projetos de extensão, coordenados pela professora Miquela Piaia, que visam a construção de histórias infantis bilíngues, produzidas pelos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição

O projeto “Fábrica de Histórias: criando, contando e encantando”, trabalha com a edição gráfica e publicação de histórias infantis bilíngues (português e inglês), que depois serão apresentadas através de contação de histórias, em forma de teatro, para crianças da educação infantil e ensino fundamental das escolas de Santo Augusto e região, em eventos que serão realizados no último trimestre de 2019.

Segundo a professora Miquela, os alunos aprendem a fazer todo o Processo gráfico (adaptação das histórias; pesquisa e inserção de fontes, correção de cor, temperatura e contraste, editoração do livro para publicações, entre outros) e são responsáveis pela organização da Circulação (apresentação das histórias para o público-alvo; oficinas de contação de histórias, ensaios e produções para a apresentação das mesmas).

Através do projeto de extensão “Interfaces literárias: do texto ao hipertexto”, as 11 melhores histórias criadas durante o projeto “Fábrica de Histórias: criando, contando e encantando”, serão apresentadas nas versões física e digital durante a 17º Jornada Nacional de Literatura e 9º Jornadinha Nacional de Literatura, nos dias 01 e 02 de outubro de 2019, no portal das Linguagens da Universidade de Passo Fundo -UPF.

Para a professora Miquela, mostrar as produções em um evento que conta, em todas as suas edições, com um público de 12 mil participantes, “é uma forma de ultrapassarmos os muros da sala de aula e divulgarmos amplamente a qualidade do trabalho que realizamos no IFFar - Campus Santo Augusto”.

Ambos os projetos contam com a colaboração dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio que participam dos projetos de ensino “Prática de Multiletramento na escola: uma proposta interdisciplinar de construção de sentidos” e “Atelier de textos: ressignificando as práticas de leitura e escrita na escola”. As atividades são realizadas semanalmente nas terças pela manhã, quartas à tarde e quintas e sextas no intervalo do almoço.

Uma história infantil bilíngue, escrita e ilustrada pelos estudantes dos cursos técnicos do IFFar - Campus Santo Augusto, já está pronta para uma futura publicação. Também está sendo criada a versão de literatura eletrônica para as histórias produzidas, que terão também tradução em libras. Uma das histórias já pode ser conferida no endereço eletrônico https://historialapisdecor.wixsite.com/iffar