Página inicial > Santo Augusto > 1º Encontrão Virtual das Licenciaturas em Ciências Biológicas do IFFar
Notícias Santo Augusto

1º Encontrão Virtual das Licenciaturas em Ciências Biológicas do IFFar

Publicado em Quarta, 01 de Julho de 2020, 01h30 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto participou no período de 02 a 29 de junho do 1º Encontrão Virtual das Licenciaturas em Ciências Biológicas do IFFar, organizado pelas Coordenadoras dos campi que oferecem o curso (Alegrete, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, São Vicente do Sul e Santo Augusto), com o intuito de proporcionar o compartilhamento de experiências e de conhecimentos científicos entre professores, pesquisadores e estudantes da área de Ciências Biológicas. Os docentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Santo Augusto participaram da organização de duas lives, que ocorreram nos dias 10 e 24 de junho.

No dia 10 de junho, a live foi "Narrativas de formação em Ciências: Investigação, Formação e Ação (no desenvolvimento profissional docente)”, ministrada pelo professor convidado Dr. Roque Ismael da Costa Güllich, da UFFS – Campus Cerro Largo, tendo como mediadoras as professoras Clarinês Hames, do IFFar – Campus Santo Augusto e Rúbia Emmel, do IFFar - Campus Santa Rosa. Inicialmente o palestrante fez uma abordagem teórica sobre as diferentes racionalidades, destacando os autores que a discutem para, posteriormente, refletir sobre suas implicações na formação docente.

Palestra do dia 10

Ao longo de sua explanação o professor Roque defendeu a investigação-formação-ação como fundamento epistemológico, teórico-prático-metodológico para a formação e prática docente. Apontou, ainda, a modalidade de relatos de experiência como possibilidade de implementação dessa abordagem, destacando a importância da sistematização coletiva dos relatos, capaz de propiciar uma reflexão crítica. De acordo com a professora Clarinês, as discussões que aconteceram certamente contribuem muito na formação de um professor de Biologia, comprometido com a sua prática docente, nos seus contextos vivenciais.

No dia 24 de junho, a live “Zoologando: Relatos de Pesquisa em Zoologia” contou com a participação dos professores do Campus Santo Augusto: Bruno Madalozzo, Camila Rodrigues Cabral e Flávia Oliveira Junqueira, e do Campus Panambi: Carla Deonisia Hendges. Na ocasião, os professores abordaram diferentes perspectivas da Zoologia como variação morfológica em mamíferos e sua relação com a evolução, mudanças climáticas e seus efeitos em anfíbios, estudos com moluscos terrestres e o uso da Zoologia como ferramenta instigante e crucial na formação de um biólogo.

IMG 3057

Os quatro palestrantes também relataram sobre sua formação e trajetória acadêmica, seus trabalhos em Zoologia, seus desafios e projetos em andamento e futuros. Bruno Madalozzo destacou como as mudanças climáticas podem afetar de maneira significativa a comunidade de anfíbios em nível mundial. Carla Hendges apresentou como a variação morfológica em mamíferos tem relação com a evolução destes organismos. Flávia Junqueira mostrou a importância das coleções biológicas e como é trabalhar com moluscos terrestres. Camila Cabral relatou a importância da Zoologia na formação do biólogo e como o trabalho de campo pode ser uma tarefa árdua para mulheres frente a sociedade machista na qual vivemos.

Segundo a professora Flávia Junqueira, os alunos participantes puderam conhecer durante a live um pouco mais da história acadêmica dos professores palestrantes e também foram estimulados a vivenciar a Zoologia como uma ferramenta instigante e crucial na formação do biólogo.

A Coordenadora do Curso, professora Dra. Inaiara Rosa de Oliveira, do Campus Santo Augusto, enfatizou que a realização de um evento multicampi para área das Ciências Biológicas foi muito importante, pois oportunizou aos envolvidos um espaço para o amadurecimento acadêmico, a responsabilidade com a transmissão do conhecimento e principalmente o espírito de equipe tão importante e pertinente para o atual momento.

Programação completa do evento:

Palestra 1 | Vírus, humanos e a teoria da rainha vermelha | 02/06/2020 | 19:00

Palestra 2 | Tecnologias Digitais na Educação | 04/06/2020 | 19:00

Palestra 3 | Licenciamento Ambiental | 05/06/2020

Palestra 4 | Combate à COVID-19: Como a biotecnologia pode ajudar | 08/06/2020

Palestra 5 | O próximo vírus com potencial pandêmico pode ser brasileiro | 09/06/2020 | 19:00

Palestra 6 | Narrativas de Formação em Ciências: Investigação, Formação e Ação (no desenvolvimento profissional docente) | 10/06/2020 | 19:30

Palestra 7 | Mudanças climáticas: Embaralhando o emaranhado darwiniano | 16/06/2020 | 19:00

Palestra 8 | O que podemos fazer para ajudar a salvar as abelhas? | 18/06/2020 | 19:00

Palestra 9 | Zoologando: relatos de pesquisa em zoologia | 23/06/2020 | 19:00

Palestra 10 | O que é que a Botânica tem? | 25/06/2020 | 19:00

Palestra 11 | Experiências de ensino em sala de aula com alunos surdos | 29/06/2020 |