Página inicial > Santo Augusto > JUREMIR MACHADO DA SILVA DESMISTIFICA A REVOLUÇÃO FARROUPILHA
Notícias Santo Augusto

JUREMIR MACHADO DA SILVA DESMISTIFICA A REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Publicado em Segunda, 26 de Setembro de 2016, 15h41 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Na tarde desta quinta-feira, dia 22 de setembro, o IFFAR - Campus Santo Augusto, realizou uma palestra com colunista do Jornal Correio do Povo, Juremir Machado da Silva, sobre “A participação dos negros na Revolução Farroupilha".

O evento, que teve como local o Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida de Santo Augusto, contou com a participação dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, professores e servidores da instituição, e também professores convidados, da rede municipal e estadual.

Juremir além de jornalista é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), é tradutor, romancista, cronista e autor de vários livros. Natural de Santana do Livramento, é graduado em Jornalismo e História pela (PUC), Mestre e Doutor em Sociologia da Cultura pela Université Paris Descartes, na França.

A palestra foi baseada no livro “História regional da infâmia - o destino dos negros farrapos e outras iniquidades brasileiras", no qual o autor, tendo como base mais de 15 mil documentos, retrata a verdadeira história da Revolução Farroupilha e o que aconteceram com os negros que participaram da guerra, aos quais havia sido prometida a liberdade.

Segundo o escritor a Guerra dos Farrapos tornou-se um mito fundador do nosso estado, reforçada anualmente pela mídia. “A verdadeira história da Revolução Farroupilha não é contada pelos livros de história, pois ela não é tão bonita como a história que conhecemos, muito pelo contrário, a história real não tem nada de bonito, pois não foi promovida para beneficiar a população do estado e sim os estancieiros que estavam descontentes com o Império, e os negros que lutaram em troca da liberdade ao final da guerra, ganharam em troca traição e morte”.