Página inicial > Santo Augusto > Estudantes de Agropecuária confeccionam motores em aula
Notícias Santo Augusto

Estudantes de Agropecuária confeccionam motores em aula

Publicado em Quinta, 05 de Mai de 2022, 16h53 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os estudantes do 2º ano do curso técnico em Agropecuária do IFFar – Campus Santo Augusto, construíram protótipos de motores quatro tempos na disciplina de Infraestrutura I, ministrada pela professora Cristine da Fonseca.

Segundo a professora Cristine, o trabalho teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma atividade prática para melhor compreensão do funcionamento do motor de combustão interna 4 tempos, que envolve as seguintes fases: admissão, compressão, combustão e escape. “No motor de combustão interna, o combustível, juntamente com o ar, é comprimido dentro de um cilindro fechado, através do deslocamento de um êmbolo (pistão). Iniciando-se a queima deste combustível, há uma expansão dos gases, que libera uma força sobre a cabeça do pistão, forçando este a deslocar-se na direção do virabrequim. Um ciclo de 4 tempos completo demanda duas voltas do virabrequim, perfazendo um total de 720° de giro”, explica a professora.

A professora Cristine considera que o trabalho realizado pelos estudantes em sala de aula foi muito criativo, rico em detalhes e remete a uma imagem fiel de um motor 4 tempos. “Os trabalhos ficaram incríveis, bem detalhados e parecidos com os motores reais”.