Página inicial > Santo Augusto > Estudantes do IFFar – Campus Santo Augusto participam da 12ª turnê internacional do Grupo Étnico Madre Paulina - GEMP
Notícias Santo Augusto

Publicado em Sexta, 05 de Agosto de 2022, 15h30 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Estudantes do IFFar – Campus Santo Augusto, integrantes do Grupo Étnico Madre Paulina – GEMP Escola e Companhia de Dança, do município de Crissiumal/RS, estão participando da 12ª Turnê Internacional do grupo.

1659723695711

A delegação composta por 26 pessoas, entre bailarinos, músicos e diretores, participa, desde o dia 22 de julho, do Festival Internacional de Folclore Folkmonção - O Mundo a Dançar, que acontece até dia 08 de agosto, na região de Viana do Castelo e região de Braga em Portugal e na Região da Galícia na Espanha.

Bernardo José de Moura Sturmer (2º ano do técnico em Informática), Isabel Cristine Ludtke Kist (3º ano do técnico em Alimentos), Isabel Leismann Schumacher (3º ano do técnico em Administração), Kauã Luidy Konrath Rex (2º ano do técnico em Administração) e Yasmin Caneppele Brackmann (3º ano do técnico em Administração), participam do GEMP há mais de dez anos, tendo ingressado no grupo, ainda pequenos, com cinco ou seis anos de idade.

Sobre o GEMP

O GEMP Escola e Cia. de Dança foi fundado em 1995 e declarado patrimônio cultural da cidade de Crissiumal em 2004, sendo o representante brasileiro junto ao Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Arte Popular – CIOFF, a integrando o rol das instituições folclóricas da Organização das Nações Unidas para Ciências e Cultura - UNESCO.

Em seu histórico possui mais de 100 premiações, incluindo Medalha de Ouro na competição internacional de dança de Buenos Aires, Argentina. Em 2008, representou o Brasil em festivais de folclore no Chile e na Bolívia e em 2009, se apresentou no leste europeu, em países como Polônia, República Tcheca e Eslováquia. Entre os meses de julho e agosto de 2010, realizou sua segunda turnê pela Europa, apresentando-se em Portugal, Holanda e França. Em julho de 2011, representou o Brasil no 30º Mundial de Culturas do Canadá. Em 2012 realizou mais de 15 espetáculos em Istambul, na Turquia e em 2013 esteve na Romênia, Bulgária, Macedônia e Hungria. Em 2014 esteve na França, Bélgica, Alemanha e em Luxemburgo. Em 2015 encantou a Polônia, Alemanha e República Tcheca. Em 2017 Croácia, Eslovênia, Áustria, Alemanha e Bélgica e em 2019 na Alemanha.