Página inicial > Santo Augusto > Projetos de pesquisa em andamento no IFFar Campus Santo Augusto
Notícias Santo Augusto

Projetos de pesquisa em andamento no IFFar Campus Santo Augusto

Publicado em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 17h08 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Estão sendo desenvolvidos desde o início do ano no IFFar – Campus Santo Augusto, experimentos com a cultura do trigo, cevada e aveia branca, em fase final de andamento, e também estão iniciando a instalação de experimentos com culturas de verão, como milho, milho pipoca e feijão.

Os projetos, que buscam responder perguntas relacionadas aos diferentes cultivares, contam com o envolvimento nas atividades de avaliação e planejamento dos estudantes dos cursos de Bacharelado em Agronomia, Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio e do Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio.

Confira abaixo os projetos desenvolvidos:

Projeto 1. Densidade de aveia branca: o projeto busca avaliar o desempenho de diferentes densidades de semeadura de aveia branca, cultivar URS Taura na safra 2022.

Projeto 2. Cevada cervejeira: o projeto busca avaliar o desenvolvimento, produtividade e qualidade da cultura cevada de 3 cultivares, Imperatriz, Rubi e Cauê, cedidas pela Ambev e semeadas em épocas diferentes.

Projeto 3. Cultivares de trigo: o projeto busca avaliar o desempenho de cultivares de trigo, e também possibilitar aos estudantes a visualização das diferentes características de desenvolvimento e produtivas destes materiais. Foram implantadas as cultivares XBIO Fusão, Mix de Pastejo, TBIO Ello CL, TBIO Audaz, TBIO Astro, TBIO Toruk, TBIO Ponteiro, TBIO Duque, TBIO Trunfo, TBIO Noble, ORS Senna, ORS Agile e ORS Guardião, através de sementes doadas pela Sementes Costa Beber, e as cultuvares LG Oro, LG Bianco, LG Fortaleza, ORS Senna, ORS Premium, ORS Absoluto, ORS Ferroz, ORS Guardião e ORS Soberano, através de sementes doadas pela Strobel Sementes.

Projeto 4. Formas de inoculação em trigo: o formas de inoculação de Azospirillum brasilense em trigo, busca avaliar a eficiência da inoculação via semente e via parte aérea, sobre duas doses de adubação nitrogenada em cobertura, e identificar formas de reduzir a necessidade de aplicação de fertilizantes nitrogenados, através do processo simbiótico entre as plantas e microrganismos.

Projeto 5. Adubação nitrogenada em trigo: o projeto está em seu segundo ano de execução, sendo já realizado no ano de 2021 e estamos repetindo eles neste ano, buscando avaliar o efeito nos parâmetros produtivos e de qualidade de diferentes doses de Nitrogênio em cultivares de trigo, tradicionalmente utilizada pelos produtores da região, sendo utilizados insumos concedidos pelas empresas Coopesa e RuralTec de Santo Augusto.

Projeto 6. Utilização de silício em trigo: Esse busca avaliar a possível interação entre a bactéria Azospirillum brasilense e o elemento silício quando ambos são aplicados via tratamento de sementes na cultura do trigo.

Projeto 7. Protocolo de dessecação pré-plantio de milho: está sendo desenvolvido um protocolo de dessecação pré-plantio na cultura do milho, onde estão sendo testados diferentes produtos e combinações de herbicidas para controle de plantas de cobertura e plantas daninhas e posterior desenvolvimento da cultura do milho.

Projeto 8. Manejo no milho pipoca: busca avaliar o efeito de diferentes populações e espaçamento entre linhas nos parâmetros de desenvolvimento à campo, produtivos e de qualidade dos grãos de milho pipoca.

Projeto 9. Potencial de cultivares de milho: busca avaliar o desempenho produtivo e de desenvolvimento de 20 cultivares de milho na safra 2022/2023, e permitir aos estudantes conhecer um pouco mais do comportamento de cada uma delas ao longo do ciclo.

Projeto 10. Formas de inoculação em feijão: busca avaliar a possível interação entre a bactérias Azospirillum brasilense, Rhizobium tropici e o elemento silício quando ambos são aplicados via tratamento de sementes na cultura do feijão.