Página inicial > Santo Augusto > XXV Encontro Cultural e Tradicionalista dos Institutos Federais do Sul do Brasil
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 21 de Novembro de 2016, 18h43 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Nos dias 12 e 13 de novembro, um grupo de 26 alunos integrantes do DTG Sinuelo Farroupilha, do IF Farroupilha - Campus Santo Augusto, acompanhados pelo Diretor de Desenvolvimento Institucional, Cristiano Nunes dos Santos, estiveram participando do XXV Encontro Cultural e Tradicionalista de Institutos Federais da Região Sul do Brasil, no IFRS - Campus Farroupilha.

O Evento, que tem por objetivo geral preservar, valorizar e divulgar as artes, a tradição, os usos, os costumes e a cultura da Região Sul do Brasil, contou com a participação de 350 alunos e servidores de 13 campi de IFs do RS e SC, que competiram em nove modalidades de provas campeiras e artístico-culturais e apresentações de danças tradicionais, além do VI FECULT, Festival da Canção Cultural Tradicionalista.

As atividades começaram no sábado, às 8h, com a recepção às delegações no Posto Tonin, na RS-122. Logo em seguida, ocorreu a Cerimônia de Abertura do evento, na Praça da Emancipação, às 10h. Todas as demais atividades competitivas e artísticas ocorreram nos pavilhões do Parque Cinquentenário em Farroupilha, onde as delegações também ficaram acampadas.

Com o objetivo de disseminar a cultura gaúcha no meio estudantil, envolvendo Institutos Federais dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Encontro Cultural e Tradicionalista dos Institutos Federais da Região Sul do Brasil ocorre na Rede Federal de Ensino há 25 anos, com foco principal na integração, lazer e, acima de tudo, o culto às tradições gaúchas. Cada edição do evento é sediada por uma das instituições de ensino participantes.

A delegação do Campus Santo Augusto foi premiada nas seguintes modalidades: 1º lugar Tiro de Laço feminino em vaca parada; 1º lugar no Truco masculino; 2º lugar na Artilharia Campeira e 3º lugar no Triatlo gaudério. A apresentação das danças tradicionais não tinha premiação, mas a Invernada Artística Integração se empenhou e arrancou aplausos da plateia.