Página inicial > Santo Augusto > A arte, como instrumento de aprendizagem e reflexão
Notícias Santo Augusto

A arte, como instrumento de aprendizagem e reflexão

Publicado em Segunda, 18 de Abril de 2016, 14h09 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Alimentos coloridos, que chamam a atenção pelos tons vibrantes das tintas, pelas formas e pela criatividade. Intervenções artísticas com cereais, plantas, objetos recicláveis e não-recicláveis. Tudo isso tem deixado o Campus Santo Augusto mais alegre, através das mãos e da imaginação dos alunos do 1º ano do Curso Técnico em Alimentos.

A Profª substituta da disciplina de Artes do Campus, Janaina Feller, vem realizando várias atividades para incentivar os dons artísticos dos alunos. O resultado pode ser conferido na  execução de alguns desses trabalhos. Um deles é a exposição de pinturas intitulada “A estética dos Alimentos”, em que eles retrataram os alimentos do cotidiano com tinta guache e total liberdade de expressão.

Os trabalhos estão expostos próximo ao hall de entrada do auditório.  E, segundo a professora, surpreenderam não só pela qualidade, mas também pela vontade que os alunos demonstraram em materializar a arte. “Sou professora há seis anos, e nunca aconteceu de todos os alunos entregarem os trabalhos como agora com essa turma, isso demonstra responsabilidade, compromisso”, comenta ela. “Essa representação dos alimentos, ampliados e coloridos, revelam a diversidade da nossa cultura, valorizando a técnica dos alunos, que estão cheios de ideias; em busca de espaço para mostrarem todo o talento que possuem”, observa.

Nos caminhos que levam ao conhecimento, de todos os tipos, mais expressões de pensamentos e ideias através da arte. Os alunos, divididos em seis grupos, foram desafiados a fazer uma releitura do artista Vik Muniz, que traz como proposta, transformar materiais alternativos, perecíveis e inusitados em arte. Aliás, o trabalho desse artista está sendo divulgado - com sucesso - no Projeto de Cinema, que acontece no Campus Santo Augusto.

Baseados na proposta de Vik Muniz, os alunos montaram grandes painéis no gramado, em torno das calçadas que dão acesso ao hall de entrada, com os mais diversos materiais, para passar, então, mensagens de sustentabilidade, saúde e meio-ambiente.

“Esse tipo de prática diferenciada sempre gera aprendizagem, e no momento em que se fala tanto dos cuidados com o meio-ambiente, torna-se mais que oportuno. Além do trabalho em si, que estimula a arte, os alunos foram levados a refletir sobre o mundo à sua volta” – arremata a professora, ciente da importância de seu papel como educadora.

Nas fotos, uma das intervenções artísticas ao ar livre; e a Profª Janaina Feller, ao lado das pinturas dos alunos.