Página inicial > Santo Augusto > Projeto ensina química através da literatura e da arte
Notícias Santo Augusto

Projeto ensina química através da literatura e da arte

Publicado em Quarta, 12 de Julho de 2017, 15h36 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os professores de Química do IFFar – Campus Santo Augusto estão desenvolvendo desde o início do ano, junto às turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, incluindo o PROEJA, o projeto de ensino “Química, literatura e arte”.

O projeto pretende investigar a influência da literatura e arte nos processos de aprendizagem de conteúdos químicos do ensino médio. Para isso, os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio estão sendo estimulados a ler a obra “Os botões de Napoleão – as 17 moléculas que mudaram a história”, de autoria de Penny Le Couteur e Jay Burreson.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Marieli da Silva Marques, associada a leitura, será proposta a criação de uma atividade artístico-cultural (filme, peça teatral, esquete, teatro de fantoches, poesia, tirinhas, etc.) pelos alunos, como forma de fechamento da investigação, avaliação da experiência vivenciada e o valor da  interdisciplinaridade no ensino de química.

Além da professora Marieli, participam do projeto os professores de química, Carlos Wyrepkowski, Giovana Kafer e Roberta Cristina Novaes dos Reis. Conforme os professores, as atividades visam proporcionar ao aluno a oportunidade de ampliar seu horizonte de conhecimentos, através da prática da leitura; desenvolver o gosto e hábito da leitura; aprimorar a compreensão de várias disciplinas; despertar o interesse do aluno pelos conteúdos abordados em sala de aula; incitar a criatividade e o trabalho em grupo e estimular a discussão de conteúdos estudados, relacionando-os ao meio em que estão inseridos e à sociedade em geral.