Página inicial > Santo Augusto > Inclusão Escolar é tema de formação no IFFar – Campus Santo Augusto
Notícias Santo Augusto

Inclusão Escolar é tema de formação no IFFar – Campus Santo Augusto

Publicado em Sexta, 06 de Abril de 2018, 17h44 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O servidores efetivos (docentes e Técnicos Administrativos) e terceirizados do IFFar – Campus Santo Augusto, participaram na tarde de quarta-feira, dia 04 de abril, no auditório, do segundo encontro de 2018, da Formação Continuada dos Servidores, com a temática “Inclusão Escolar”.

A atividade, articulada pela comissão de Formação Continuada, junto com a Coordenação de Ações Inclusivas - CAI e conduzida pelo Núcleo de Apoio a Pessoa com Necessidades Educacionais Especiais – NAPNE, teve o objetivo de sensibilizar todos os servidores da instituição a cerca da importância da inclusão escolar.

Atualmente o campus tem 15 alunos com necessidades educacionais especiais, diagnosticados com CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde). Durante a formação, foram apresentados pela Coordenadora da CAI, Aline Oliveira e pela coordenadora do NAPNE, Juliani dos Santos, o histórico de cada aluno e as dificuldades que enfrentam nas aulas e no aprendizado. Na sequência, integrantes do NAPNE falaram sobre o porquê de ser feita a inclusão e como fazer em sala de aula.

Após as apresentações, os participantes da formação foram divididos em quatro grupos, correspondentes aos eixos tecnológicos da instituição, onde foram discutidas as dificuldades que os professores enfrentam no dia-a-dia, formas de melhorar o processo de inclusão.

Segundo Márcia Schneider, pedagoga do campus e componente da comissão de Formação Continuada, inclusão escolar é uma temática relevante e necessária a ser discutida, pois trata da necessidade educacional especial, da acessibilidade pedagógica (adaptação das metodologias) e da acessibilidade atitudinal (adaptação arquitetônica, transporte, comunicação, à percepção do outro sem preconceitos e estigmas).

A comissão de Formação Continuada do IFFar – Campus Santo Augusto tem buscado desde o ano passado articular, organizar e planejar encontros mensais, no sentido de qualificar ainda mais o processo de ensinar e aprender. Dessa forma, ao longo desse ano serão desenvolvidas e discutidas a cada encontro novas temáticas, pertinentes ao ensino.