Página inicial > São Borja > 8ª Gincana Estudantil IFFar - Campus São Borja - resultado final
Notícias São Borja

8ª Gincana Estudantil IFFar - Campus São Borja - resultado final

Publicado em Terça, 27 de Agosto de 2019, 18h39 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Neste ano, a 8ª edição da Gincana Estudantil do IFFar – Campus São Borja teve como tema “O Estudante”. Durante a sexta-feira e o sábado, o campus se transformou em um palco recheado de alegria e empolgação das equipes participantes e da comunidade IFFar. Participaram desse momento, alunos de todos os cursos, professores e técnicos administrativos da instituição.

As equipes trabalharam diversos temas nas atividades envolvidas. Ao longo dos dois dias de evento, os integrantes da gincana participaram de desafios que envolveram habilidades como trabalho em equipe, agilidade, equilíbrio, coordenação motora, liderança, estratégia, criatividade e capacidade de improviso.

No final da tarde de sábado, foi divulgado o resultado final. Em 1º lugar, com mais de 9 mil pontos, a grande equipe que se consagrou campeã foi a SOS Alfa Green. O 2º lugar ficou com a equipe Unina Eco, e o 3º lugar para a equipe IREFF

Ações solidárias durante a 8ª Gincana

Não poderíamos apenas fazer dessa gincana uma brincadeira, sem propor desafios para que as equipes pudessem trabalhar também na dimensão social. Dessa forma, diversas atividades envolveram arrecadação de produtos para instituições locais.

Foram doados para a Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de São Borja (ADEVASB), por exemplo, cerca de 50 garrafas pet de 2l contendo lacres de alumínio. A cada 120kg desses lacres, a Adevasb troca por uma cadeira de rodas.

Para os Amigos do Mundo Animal (Ong AMA) foram coletadas diversas tampas plásticas, pois participam do Programa Tampinha Solidária - maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. Para incentivar o descarte correto desse material, o Tampinha Legal divide a verba arrecadada com esse tipo de coleta, com as entidades cadastradas no programa.

Para a Comunidade Terapêutica Chico Xavier - que trabalha auxiliando na reabilitação e na reinserção de dependentes químicos – foram doadas centenas de caixas de leite e suco vazias, as quais são transformadas em casas para animais de rua, sendo instrumento de trabalho para os internos.

Como em todos os anos, a Acopasb também é beneficiada com a nossa gincana. Este ano foram arrecadadas centenas de peças: lençóis, toalhas, pano de piso, entre outras, para os mais de 700 animais recolhidos das ruas pela Ong.

Sendo o tema da 8ª Gincana “ O Estudante”, não poderíamos ter deixado de ajudar escolas carentes. Assim, uma das provas foi arrecadar materiais escolares e livros de literatura para serem doados. Nos próximos dias, o material coletado será doado às escolas carentes do município.

Ainda houve tarefa de coleta de mudas de Ipê Roxo e Gerivá, as quais serão plantadas no IFFar – Campus São Borja durante um trabalho da turma 21 do curso técnico integrado em Eventos. Preocupados com a questão do Aquecimento Global, os alunos propuseram a realização de um debate acerca do assunto e, posteriormente, junto ao Engenheiro Agrônomo do Campus, Luis Augusto Maag, irão fazer o plantio das mudas.

De encontro a todas essas atividades beneficentes, também incentivamos os nossos alunos e seus familiares e amigos à doarem sangue para o Banco de Sangue do Hospital Ivan Goulart. Na ocasião, as equipes foram divididas em dias e turnos, sendo que cada uma deveria levar cinco pessoas para fazer doação de sangue.