Página inicial > São Borja > Inscrições abertas para o Técnico em Cozinha Proeja - Modalidade Jovens e Adultos
Notícias São Borja

Publicado em Quarta, 03 de Março de 2021, 17h16 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Se você é maior de 18 anos, tem ensino fundamental completo mas ainda não terminou o ensino médio e se encaixa numa das situações abaixo:

1) Trabalha com cozinha ou na área da alimentação;
2) Gosta de cozinhar como um hobby e adora ser o Chef nos eventos com a família e os amigos;
3) Quer aprender a cozinhar profissionalmente;
4) Não quer trabalhar profissionalmente com cozinha, mas quer aperfeiçoar suas habilidades culinárias e aprender novos pratos e receitas;
5) Gostaria de voltar a estudar mas acha que está muito velho para isso;
6) Quer se reinventar profissionalmente, concluir o ensino médio e ainda adquirir uma nova profissão com alta procura por trabalho.

✅ O Curso Técnico em Cozinha na modalidade Proeja é a medida certa para você.

Estão abertas até o dia 23 de março de 2021, as inscrições para o Curso Técnico em Cozinha na modalidade Proeja.  O curso é voltado para pessoas maiores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio e é totalmente gratuito. No Campus São Borja são ofertadas 35 vagas e as aulas ocorrem no período noturno.

notícia Proeja 2021

Os cursos técnicos na modalidade Proeja são cursos nos quais os estudantes realizam o ensino médio e o curso técnico ao mesmo tempo. No Campus São Borja é ofertado o Curso Técnico em Cozinha Integrado ao Ensino Médio.  Podem concorrer estudantes com 18 anos ou mais que tenham concluído o ensino fundamental e não possuam o ensino médio completo.

Para este processo seletivo o critério de seleção será a idade dos candidatos. Não há prova de conhecimentos. Serão classificados todos os candidatos que obtiverem idades mais elevadas de acordo com o número de vagas disponíveis no curso e sua opção de inscrição, pondendo escolher por ampla concorrência ou alguma das cotas.

O período de inscrições é de 22 de fevereiro a 23 de março. Para fazer sua inscrição, o candidato pode optar por uma das seguintes alternativas:

Alternativa 1: envio dos documentos de inscrição para o e-mail da Coordenação de Registros Acadêmicos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);

Alternativa 2:  entrega no IFFar de envelope fechado contendo os documentos de inscrição.

Documentos necessários para a inscrição (xerox):

• Carteira de Identidade (RG); CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de Conclusão do ensino fundamental (histórico de conclusão com certificado de conclusão, disponível na escola que você estudou);
  • Formulário de Inscrição (também pode ser retirado diretamente no campus, na guarita de entrada ou solicitar através do Facebook e Instagram do IFFar São Borja.

Todas as demais informações sobre a seleção estão disponíveis no Edital nº 054/2021, que organiza o processo seletivo e é de leitura obrigatória a todos os candidatos e candidatas.

A publicação da relação de candidatos classificados em 1ª chamada se dará no dia 29 de março.

Dúvidas sobre a seleção devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

As aulas serão de forma remota (a distância) ou presencial no campus?

As aulas para os classificados neste processo seletivo iniciam no dia 5 de abril de 2021, de forma remota, ou seja, a distância pelo menos até 31 de julho, devido à pandemia de Covid-19. Para o segundo semestre, que ocorre entre 23 de agosto e 23 de dezembro, está previsto um retorno gradual das atividades presenciais.

Apoio para Informações quanto a Inscrição e Documentação:

Dúvidas também podem ser encaminhadas via WhatsApp pelos seguintes contatos: 55 9114-9217 (Gerson); 55 9168-2790 (Juliane).

Além disso o IFFar dispónibiliza um grupo no Facebook gerenciado pela Assessoria de Comunicação, onde os candidatos podem ingressar no grupo para tirar dúvidas e acompanhar todas as etapas do edital como inscrições, lista de candidatos inscritos, prazo para recursos, lista de candidatos classficados e confirmação de vaga. Ingresse no grupo. Clique aqui!

Sobre o Curso Técnico em Cozinha Proeja

O curso tem por objetivo formar técnicos em cozinha para atuarem em diferentes setores e empreendimentos da área de alimentação, na organização, armazenagem e preparo de alimentos.

Durante o curso os alunos frequentarão disciplinas como habilidades básicas de cozinha, noções de panificação e confeitaria, técnicas de bebidas, cozinha brasileira e internacional, cozinha fria e arte culinária, organização de banquetes e bufês, saúde e segurança do trabalho entre outras.

O profissional Técnico em Cozinha estará apto a selecionar, pré-preparar e preparar os alimentos de acordo com os pratos do cardápio, sempre visando as práticas de higiene e saneamento, bem como armazenar adequadamente os diferentes tipos de gêneros alimentícios.

Anexos para baixar: