Página inicial > São Borja > Assistência Estudantil monta varal solidário de agasalhos para o inverno

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.
Notícias São Borja

Assistência Estudantil monta varal solidário de agasalhos para o inverno

Publicado em Sexta, 27 de Mai de 2022, 16h21 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Pelo segundo ano consecutivo o projeto possibilita a doação de roupas e calçados para estudantes enfrentarem o inverno, iniciando no mês de maio e percorrendo os meses de junho e julho.

Thumbnail para o site VARAL SOLIDÁRIO Opção 1

Devido ao inverno rigoroso que ocorre na região, o setor de Assistência Estudantil está desenvolvendo o projeto “Varal Solidário” a fim de arrecadar agasalhos e calçados em boas condições de uso para os alunos da instituição.

A arrecadação iniciou no dia 24/05, na Assistência Estudantil do Campus. O projeto tem como objetivo viabilizar o acesso de todos os alunos aos agasalhos e calçados neste inverno. Seu intuito é que não haja nenhum tipo de discriminação e que toda a comunidade do IFFar São Borja possa participar desta ação.

Além do viés social, o projeto também busca incentivar o consumo consciente e que pode ser praticado no dia a dia por meio de gestos simples que levam em conta os impactos das compras, uso ou descarte de produtos ou serviços. A professora Juliana Bandeira, membra do Núcleo de Gestão e Educação Ambiental do Campus (NUGEA), destaca que reutilizar ou reaproveitar, vai além da necessidade e também é um ato de responsabilidade socioambiental.

A primeira etapa do projeto consistiu em arrecadar roupas em boas condições de uso, separação das doações iniciais e organização do ambiente do varal. O Varal Solidário está exposto no Hall de entrada do prédio ensino, funcionando como um “pegue e leve”, sem custo algum para quem recolher os agasalhos e/ou calçados.

Varal Solidário

Foto: Varal Solidário no Hall de entrada do prédio ensino/Ascom

Os alunos podem recolher o que necessitarem para si ou seus familiares, pois o varal não é destinado apenas aos estudantes, mas se estende a todos que estiverem necessitando de agasalhos. Dessa maneira, é possível beneficiar um número maior de pessoas.

A arrecadação continua durante a exposição do varal e caso alguém quiser fazer mais doações, o projeto vai continuar recebendo agasalhos e calçados visando disponibilizar uma variedade maior de roupas. Além disso, todas as roupas que sobrarem ao final da ação, serão encaminhadas para alguma entidade do município.

O projeto Varal Solidário é uma ação promovida pela Assistência Estudantil tendo como responsável a Assistente Social do Campus, Nitiele Farias de Paula. Este setor busca melhorar a qualidade de vida e bem estar dos alunos dentro e fora do IFFar, de modo a garantir a permanência plena dos etudantes na instituição.

Henrique Correa - estagiário da Assessoria de Comunicação