Página inicial > São Borja > Codir publica carta aberta à comunidade acadêmica e sociedade
Notícias São Borja

Codir publica carta aberta à comunidade acadêmica e sociedade

Publicado em Quinta, 27 de Outubro de 2022, 17h42 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir) publicou uma Carta Aberta sobre a importância da valorização da educação pública brasileira. O documento é endereçado à comunidade acadêmica e à sociedade em geral.

Anexos:

cartaabertacodir notícia27102022

O documento, escrito nesta quarta-feira (26), convida os leitores a refletir sobre a importância da defesa da educação como uma pauta política prioritária, tendo em vista a aproximação do final do período eleitoral. Sem fazer a defesa de nenhum candidato, a Carta lembra a importância da defesa da democracia e da participação de todos no processo eleitoral.

De acordo com o documento, “vivemos, sim, o tempo em que a sociedade brasileira tem a oportunidade de pensar e de atuar, fazendo da educação uma pauta presente”. A Carta afirma ainda que a educação é uma pauta que deve ser concretizada “por meio de uma política nacional de valorização da educação”.

O texto também argumenta que apesar da educação pública ser um direito constitucional, “há milhares de brasileiros” que não a acessam. Através da citação da Missão, da Visão e dos Valores do IFFar expressos em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Carta defende que o Instituto reconhece essa pauta e atua com a finalidade de melhorar a qualidade e o acesso à educação pública brasileira.

Acesse o texto completo da Carta Aberta aqui.

Saiba mais

Objetivos estratégicos para melhoria da educação - A Carta Aberta também faz referência aos 10 objetivos estratégicos propostos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) no documento “Diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica do Brasil”. Acesse o texto na íntegra neste link.

Codir - O Colégio de Dirigentes (Codir) é um órgão consultivo de apoio ao processo decisório do IFFar. É composto pela Reitora, pelos Pró-reitores e pelos Diretores Gerais dos campi do IFFar.