Página inicial > São Borja > Projeto Astronomia na Escola participa de evento na Unipampa em Itaqui

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.
Notícias São Borja

Projeto Astronomia na Escola participa de evento na Unipampa em Itaqui

Publicado em Terça, 04 de Julho de 2017, 16h12 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O projeto de extensão Astronomia na Escola esteve presente, no dia 22 de junho, na VI Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIPAMPA, Campus Itaqui. O projeto do IFFar-Campus São Borja foi convidado para fazer a noite de encerramento da II Semana Acadêmica Integrada da UNIPAMPA , do qual o curso de Matemática fez parte ao lado dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Agronomia, Engenharia de Agrimensura, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição.

Com o tema: “Matemática: múltiplos olhares em diferentes perspectivas”, o evento contou com palestras e minicursos destinados a promover aos estudantes, professores e profissionais de Itaqui um maior conhecimento da área de Matemática e práticas dos diferentes segmentos do curso. A Astronomia acaba sendo um belo exemplo de aplicações práticas de diversas tarefas relacionadas com Matemática.

Foto: Professor Mairon Machado

Abordando o Sistema Solar e o Maior Experimento Científico do Mundo, o projeto representado pelas alunas Brenda Matoso e Bruna Cerentini, dos professores Mairon Melo Machado (coordenador do projeto) e Bianca Peixoto Gottfried (colaboradora e vice-coordenadora do projeto), levou a história e os conhecimentos feitos atualmente para compreender a constituição do universo.

A participação começou com uma fala da professora Bianca, contando sobre a história da Astronomia, destacando os primeiros cientistas que se preocuparam em olhar o céu e descrever, cientificamente, o que estava ocorrendo. Na sequência, o professor Mairon demonstrou aos participantes as três Leis de Kepler, as quais regem o movimento dos planetas em torno do Sol. Em uma segunda etapa, o professor Mairon apresentou aos participantes o Large Hadron Collider (LHC). Considerado o maior experimento do mundo, ele é responsável por estudar a estrutura da matéria, e seus resultados permitem compreender como o universo foi formado.

Encerrando a participação do projeto de extensão Astronomia na Escola, Campus São Borja, as alunas Brenda e Bruna, com os professores Bianca e Mairon, apresentaram uma sala temática sobre o Sistema Solar. Por meio de maquetes e simulações, os visitantes puderam visualizar e aprender questões como dimensões dos planetas, características, constituição, curiosidades, além de detalhar as diferenças e características dos eclipses e fases da Lua. Os materiais da Sala Temática foram desenvolvidos pelos alunos do projeto de ensino Clube da Astronomia, também do IFFar- Campus São Borja.

Para professor de Física do IFFar-Campus São Borja, Mairon Machado, "a visita a Itaqui foi uma oportunidade de mostrar a comunidade o quão importante é o estudo da Astronomia e da Física de Partículas para a compreensão da existência do homem, e também para o desenvolvimento de novas tecnologias". O professor aproveitou ainda para exaltar que é fundamental o investimento na educação, e o compartilhamento de ideias entre UNIPAMPA e IFFar em uma região, na qual, há 15 anos atrás era praticamente impossível se pensar nesse aprendizado científico e também social. “É a demonstração do grande avanço que o país teve nos últimos 13 anos para o desenvolvimento de nossa região, e não pode ser abandonado”, ressaltou.

A atividade foi a primeira de uma série de visitas que o Projeto de Extensão Astronomia na Escola irá fazer nas cidades da região oeste do Rio Grande do Sul. Foram 135 visitantes em quase 4 horas de programação. Quem quiser levar o projeto até sua escola, pode contactar o professor Mairon, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou através da página no facebook do Clube da Astronomia (Clube da Astronomia- IFFarroupilha Campus São Borja).

Assessoria de Comunicação com informações e fotos do Professor Mairon Machado.

Salvar