Página inicial > Santa Rosa > Inscrições abertas para editais de financiamento de ações de extensão
Notícias Santa Rosa

Inscrições abertas para editais de financiamento de ações de extensão

Publicado em Segunda, 28 de Janeiro de 2019, 12h06 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha está com inscrições abertas para quatro editais de financiamento de ações de extensão. Juntos, os editais disponibilizam R$150 mil para o financiamento das ações.

Açoes extensão 2019.png

Para concorrer aos editais, as ações devem ser coordenadas por servidores do quadro efetivo do IFFar e incluir alunos extensionistas.

Os tipos de ações que podem ser cadastradas são projetos, programas, cursos, formação inicial e continuada, produtos e eventos. As ações devem contemplar áreas temáticas específicas, de acordo com o edital.

Os editais visam financiar ações de extensão em geral, de arte e cultura e ações que se enquadrem nos Programas Institucionais de Apoio ao Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira Farroupilha e no de Inclusão Social.

Saiba mais sobre cada um dos editais:

Seleção de Propostas para Ações de Extensão de Arte e Cultura no IFFar

Edital nº 526/2018

O edital visa o cadastro e a seleção de ações de extensão na área temática de Arte e Cultura a serem desenvolvidas nas regiões de abrangência e entorno do IFFar.

As ações devem se enquadrar nas seguintes áreas temáticas: artes cênicas, artes integradas, artes plásticas, artes visuais, mídia artes, mídias, música, e patrimônio cultural, histórico e natural.

As explicações sobre cada tipo de ação e cada área temática estão disponíveis no edital.

Será concedido aporte financeiro para as ações aprovadas até o limite orçamentário de R$40 mil. Cada projeto receberá um valor de até R$5 mil para financiamento de bolsista, custeio e auxílio financeiro pessoa jurídica.

As inscrições vão de 28 de janeiro a 17 de março de 2019.

Seleção de Propostas para Concessão de Apoio Financeiro para Ações de Extensão do IFFar

Edital nº 527/2018

O edital visa a seleção de ações de extensão para concessão de recursos financeiros.

As ações devem se enquadrar nas seguintes áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.

Será concedido aporte financeiro para as ações aprovadas no edital até o limite de R$60 mil. Os recursos financeiros concedidos terão como finalidade a manutenção e a qualificação das atividades necessárias ao desenvolvimento das ações.

As inscrições vão de 28 janeiro de 31 de março.

Seleção de Ações do Programa Institucional de Apoio ao Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira

Edital nº 528/2018

O edital visa a seleção de ações de extensão para o desenvolvimento do Programa Institucional de Apoio ao Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira Farroupilha (PIADIFF).

O PIADIFF é um programa do IFFar que almeja o desenvolvimento de ações de extensão que fomentem a constante geração de oportunidades para o exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida de suas populações.

As ações devem se enquadrar nas seguintes áreas temáticas: ciências agrárias, gastronomia, energias renováveis e tecnologia da informação, robótica ou automação.

Somente poderão ser cadastradas ações de extensão que sejam desenvolvidas na Faixa de Fronteira. Os municípios que compõem a área de abrangência estão listados no edital.

Será concedido apoio financeiro para as ações aprovadas, em ordem decrescente, até o limite orçamentário de R$30 mil. O edital prevê auxílio financeiro para pagamento de uma bolsa de R$250,00 para um aluno extensionista e até R$4 mil para despesas de custeio.

As inscrições de vão de 28 de janeiro, a 17 de março.

Seleção de projetos do Programa Institucional de Inclusão Social do IFFar (PIISF)

Edital nº 529/2018

O edital visa cadastrar e selecionar Ações de Extensão que atendam ao Programa Institucional de Inclusão Social do IFFar (PIISF). O programa tem a finalidade de desenvolver atividades de extensão atendam comunidades em situação de vulnerabilidade social no meio urbano e rural.

São objetivos específicos do PIISF:

• Ofertar cursos de formação inicial nas seguintes linhas temáticas: geração de trabalho e renda; promoção da igualdade racial, de gênero e de pessoas com deficiência; inclusão digital; e segurança alimentar e nutricional.
  • Oportunizar vivências através de atividades de extensão, como visitas técnicas, oficinas e cursos;
  • Criar produtos de extensão, como mostras acadêmicas, feiras, publicações de artigos, cartilhas, manuais e outros que deem visibilidade às ações e atividades desenvolvidas durante o PIISF.

Compõe o público alvo do programa mulheres rurais e urbanas, quilombolas, indígenas, catadores, comunidade periurbana, assentados de reforma agrária, agricultores familiares e apenados.

Será concedido aporte financeiro para as ações aprovadas até o limite de R$20 mil. Cada ação pode receber o valor de até R$4 mil para pagamento de um aluno bolsista e auxílio financeiro de custeio de até R$2 mil.

As inscrições vão de 28 de janeiro até 17 de março.