Página inicial > Santa Rosa > Campus Santa Rosa tem projeto premiado no exterior
Notícias Santa Rosa

Campus Santa Rosa tem projeto premiado no exterior

Publicado em Quinta, 16 de Junho de 2016, 22h28 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

O Projeto Organoblocos, desenvolvido por alunas do curso técnico em Móveis, conquistou a medalha de prata na Genius Olympiad, nos Estados Unidos. A cerimônia de premiação ocorreu na tarde desta quinta-feira (16), na cidade de Oswego, no estado de Nova Iorque.

O Projeto Organoblocos, desenvolvido pelas alunas do curso Técnico em Móveis do IF Farroupilha – Campus Santa Rosa, Caroline Martini, Larissa Dieminger, Michele Dorfschmidt, Michelle Henchen e Pâmela Menin, e orientado pela Prof. Dra. Vera Klajn, conquistou a medalha de prata na Genius Olympiad, nos Estados Unidos. A cerimônia de premiação ocorreu na tarde de hoje (16), na cidade de Oswego, no estado de Nova Iorque.

A estudante Caroline Martini representou a equipe, acompanhada da professora Vera, durante o evento, ocorrido entre os dias 12 e 17 de junho.

O Projeto Organoblocos

Trata-se de um jogo didático inovador, que pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio em sala de aula, para o ensino e aprendizagem da química orgânica, estimulando a interação e solidariedade entre os estudantes. As peças são produzidas a partir de resíduos de MDF, com gravações em relevo, o que possibilita a leitura de pessoas com deficiência visual. O jogo é composto de 40 peças de MDF, formado pelos elementos carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio, com suas respectivas possibilidades de ligações saturadas ou insaturadas.

As regras do jogo estão impressas em cartões desafios, que trazem informações e aplicações práticas dos compostos orgânicos a serem representados com os organoblocos. Os cartões desafio são também impressos em Braille. Baseado em princípios como reutilização, redução de resíduos e inclusão social, o Organoblocos é um jogo didático que corresponde ao preceito de igualdade no quesito ensino escolar visto que integra todos os alunos em uma atividade educadora de forma prática e interativa.

Sobre a Genius Olympiad

É uma competição internacional promovida pela Terra Science and Education e organizada pela State University of New York e recebe projetos de ensino médio relacionados a questões ambientais e sustentabilidade em cinco categorias: Negócios, Artes, Design, Escrita Criativa e Ciências.

Este ano, o evento recebeu 2.450 participantes de 69 países e 1.055 projetos finalistas.

O Projeto Organoblocos competiu na categoria Design.