Página inicial > Santa Rosa > Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo realiza viagem de estudos para São Paulo
Notícias Santa Rosa

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo realiza viagem de estudos para São Paulo

Publicado em Segunda, 29 de Julho de 2019, 18h35 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

O curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa realizou, entre os dias 11 e 17 de julho, viagem de estudos para a cidade de São Paulo. Cerca de 40 alunos, de diferentes semestres do curso, participaram da atividade, coordenada pelas professoras Fernanda Conrad Rigo e Manuela Ilha Silva. O roteiro envolveu uma série de atividades em importantes espaços e edificações da capital paulista. O grupo realizou visitas técnicas nas instalações das unidades do Serviço Social do Comércio (SESC) Pompeia e 24 de Maio, conhecendo em detalhes edificações de autoria de importantes nomes da arquitetura nacional: Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha, respectivamente.

Também foram realizadas visitas no Memorial da América Latina, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Parque Ibirapuera, no Museu Anchieta e no Museu da Casa Brasileira. O centro da cidade também foi explorado pelo grupo, em tour pelos principais atrações da região, como o Pateo do Collegio, o mirante do Edifício Altino Arantes, os edifícios Itália, Martinelli e Copan, a Praça das Artes, o Teatro Municipal de São Paulo e a Galeria do Rock, entre outros. A Avenida Paulista foi outro destino do grupo, em visita realizada no domingo, quando a via torna-se exclusiva para pedestres. Lá, o grupo visitou o Museu de Artes de São Paulo (MASP), obra de Lina Bo Bardi, assim como outros equipamentos culturais da cidade, como o Instituto Moreira Salles, a Japan House, o Itaú Cultural, a Casa das Rosas e o mirante do SESC Avenida Paulista.

O grupo também visitou a sede da Brasil Arquitetura, escritório importante no cenário nacional e que, em 2018, participou da IV Semana Acadêmica da Arquitetura e Urbanismo do IFFar através
da palestra de um de seus fundadores, o arquiteto e urbanista Francisco Fanucci. Para encerrar a viagem, o grupo realizou visita na CASACOR São Paulo, maior mostra de design de interiores, arquitetura e decoração da América Latina.

Informações e imagens cedidas pela professora Manuela Ilha Silva.