Página inicial > Santa Rosa > Setembro Amarelo: Campus realizou atividades com foco na saúde mental
Notícias Santa Rosa

Setembro Amarelo: Campus realizou atividades com foco na saúde mental

Publicado em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 12h05 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

A Coordenação da Assistência Estudantil do IFFar – Campus Santa Rosa realizou durante todo o mês, atividades alusivas ao Setembro Amarelo, mundialmente reconhecido como mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida.

Nos dias 10 e 23 de setembro, a psicóloga Mariane Darui Copetti ministrou a formação “Sofrimento Psíquico e Comportamento Suicida: Possibilidades de Intervenção Acadêmica” para os docentes, tendo como objetivo fornecer as orientações necessárias para conscientizar, promover discussões e refletir sobre a vida e sobre as estratégias de cuidado para com a saúde mental e a prevenção ao suicídio na escola.

Para os alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, foram realizadas várias rodas de conversas a fim de estimular o diálogo sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio com um olhar mais humano. No final dos encontros, os estudantes puderam expressar a importância de aprender a pedir e oferecer ajuda, fortalecer os vínculos seguros, a empatia e o sentimento de pertencimento.

A psicóloga Mariane Darui Copetti diz que “precisamos deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema, tornando todos mais preparados para os desafios cotidianos do ambiente escolar, pois essa problemática influencia no processo de ensino-aprendizagem”. Ela ressalta que para ajudar alguém que está passando por esse dilema, o melhor caminho é orientar a pessoa a procurar uma ajuda médica ou psicológica, a falar com os familiares ou alguém de confiança". Também é importante escutar a pessoa com atenção e com respeito, partilhando informações sobre o assunto. “Muitas vezes o suicídio é um pedido de ajuda que não foi ouvido a tempo".

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil uma pessoa morre por suicídio a cada 45 minutos. É uma das principais causas de morte entre jovens brasileiros de 15 a 29 anos. No mundo, uma tentativa falha de tirar a própria vida acontece a cada 3 segundos. A cada 40 segundos, uma tentativa se concretiza. São cerca de 800 mil pessoas que entram na estatística do suicídio por ano.

Também foram distribuídos lanches com frases de incentivo e perseverança.

Centro de Valorização da Vida
No Brasil, o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (basta discar 188), email e chat 24 horas todos os dias.