Página inicial > Santa Rosa > Alunos do Tecnólogo em Alimentos apresentam trabalhos sobre Alimentos Fermentados
Notícias Santa Rosa

Publicado em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 16h47 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Nos dias 10 e 11 de dezembro, os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do IFFar Campus Santa Rosa apresentaram o projeto da Prática Profissional Integrada (PPI), o qual foi desenvolvido ao longo do segundo semestre do ano. O tema proposto foi "Alimentos Fermentados", englobando os componentes curriculares de Operações Unitárias, Química de Alimentos e Microbiologia Geral.

Os alunos foram divididos em sete grupos com 3 a 4 componentes, e cada grupo desenvolveu a pesquisa sobre um dos seguintes alimentos fermentados: pão, queijo, vinho, cerveja, picles, salame e vinagre. Foram abordados aspectos referentes ao processo produtivos, aos nutrientes e transformações químicas que ocorrem nestes alimentos, além dos micro-organismos envolvidos em cada processo fermentativo.

O objetivo da PPI foi o estudo sobre processos fermentativos na indústria de alimentos, dando continuidade ao trabalho realizado no primeiro semestre do curso. No componente curricular de Química de Alimentos, ministrado pela professora Dra. Melissa Walter, foram desenvolvidos conhecimentos relacionados aos nutrientes presentes nos alimentos, suas características, propriedades e importância nos produtos alimentícios. O professor Me. Fabrício Ferrarini, da disciplina de Operações Unitárias, trabalhou os conhecimentos referentes ao processo produtivo, focando em cada etapa individual do mesmo. Foram apresentadas as características de cada equipamento, bem como sua função dentro do processo como um todo.

Já em Microbiologia Geral, ministrada pelo professor Dr. Lauri Mayer, foi contextualizado os principais processos fermentativos executados por fungos e bactérias com a produção dos alimentos fermentados. A articulação dos conhecimentos referentes à produção de alimentos fermentados com a microbiologia se justifica pelo fato de que são justamente espécies de fungos e bactérias os agentes responsáveis pelo processo bioquímico dos diferentes processos fermentativos, sendo importante o estudante compreender o papel dos micro-organismos, e suas características, dentro da tecnologia de produção dos principais alimentos fermentados.

"A turma está de parabéns pelo belo trabalho e dedicação desprendida ao longo do semestre", disse o professor Fabrício Ferrarini. Para ele, a interdisciplinaridade força o aluno a pensar de forma criativa, conectar pontos que ainda não foram conectados e a fazer as coisas de um jeito novo para solucionar os problemas. "A partir do entendimento das propriedades químicas dos alimentos e do seu processo de transformação, o profissional Tecnólogo em Alimentos tem mais capacidade para desenvolver novos produtos, conservá-los de forma apropriada, aprimorar sabores, etc", conclui.