Página inicial > Santa Rosa > Acadêmicos apresentam trabalhos de pesquisa no V CIECITEC
Notícias Santa Rosa

Acadêmicos apresentam trabalhos de pesquisa no V CIECITEC

Publicado em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 17h40 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Os acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências Biológicas e da Pós-graduação em Ciências da Natureza do IFFar – Campus Santa Rosa tiveram participação expressiva no V Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica – CIECITEC. O evento ocorreu de forma on line nos dias 14 e 15 de setembro. Esta edição do congresso teve como tema “A Educação Científica e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” e foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico (PPGEnCT), da URI Santo Ângelo.

Foram apresentados 13 trabalhos oriundos de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos e orientados por professores destes cursos na Instituição. Alguns são específicos de Práticas de Ensino enquanto Componente Curricular (PeCC) desenvolvidos nos dois cursos de licenciatura. Para a professora e orientadora Rubia Emmel, a participação no evento foi muito importante para os acadêmicos, pois possibilitou o engajamento científico a partir da ampliação e troca de conhecimento com outras instituições de ensino superior.

WhatsApp Image 2020-09-15 at 10.31.51.jpeg

A listagem de trabalhos apresentados e autores segue abaixo:

ESCRITAS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E SUAS METODOLOGIAS: UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Larissa Lunardi e Rúbia Emmel.

REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO: A INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Taciara Lais Borgartz e Rúbia Emmel.

USO DAS TECNOLOGIAS EM UMA TURMA DE 2° ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Kelly Gabriela Poersch, Rubia Emmel, Julhane Alice Thomas Schulz e Kaliandra Pacheco de Lima.

O CIENTISTA E O USO DO LABORATÓRIO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL. Graziela Zorzo, Cristiane Bajerski, Gabriele Strochain, Angélica Maria de Gasperi e Alexandre José Krul.

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ARRANJO SIMPLES. Tanise Da Silva Moura, Jeverton Iedo Dörr, Claudia Maria Costa Nunes, Julhane Alice Thomas Schulz e Mariele Josiane Fuchs.

INVESTIGAÇÃO SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Kaliandra Pacheco de Lima, Kelly Gabriela Poersch, Rubia Emmel.

REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE EXPERIMENTAÇÃO DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Gabriele Strochain, Angélica Maria de Gasperi, Graziela Zorzo, Alexandre José Krul e Rúbia Emmel.

LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: EXCESSOS E CARÊNCIAS. Graziela Zorzo, Cristiane Bajerski, Gabriel Knäsel Klein, Juliane Federoff e Nicole Rocha Souza dos Santos.

AS CONCEPÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REFLEXÕES DO PROJETO GÊNERO E VIOLÊNCIA SEXUAL EM CONTEXTO DE ESCOLAS PÚBLICAS NA PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS. Raíssa Lenhardt, Artiese Machado Madruga, Gabriele Strochain, Alexandre José Krul e Rúbia Emmel.

ATITUDES PERANTE A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CONTEXTO DE ESCOLAS PÚBLICAS: REFLEXÕES DO PROJETO GÊNERO E VIOLÊNCIA SEXUAL NA PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS. Artiese Machado Madruga, Artur Pereira Campos, Gabriele Strochain, Alexandre José Krul e Rúbia Emmel.

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO II: REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE ALUNOS SURDOS. Angélica Maria de Gasperi, Evandro Schmitz, Jaqueline Fortunato, Katieli Graef Ludwig Simionatto e Rúbia Emmel.

CONCEPÇÕES DE GÊNERO NA CIÊNCIA. Gabriele Strochain, Angélica Maria de Gasperi, Cristiane Bajerski, Graziela Zorzo e Alexandre José Krul.

RELAÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIA E CIÊNCIA NA FERMENTAÇÃO DO PÃO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Artiese Machado Madruga, Angélica Maria de Gasperi, Gabriele Strochain, Alexandre José Krul e Rúbia Emmel.

Os trabalhos podem ser conferidos no E-book do evento em http://san.uri.br/ciecitec/index.php/ebook-do-v-ciecitec/

Cietec.jpeg