Página inicial > Santa Rosa > Conheça o "Projeto Parklets para Santa Rosa" dos alunos da Arquitetura e Urbanismo
Notícias Santa Rosa

Publicado em Sexta, 12 de Agosto de 2016, 21h58 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Os alunos do 3º semestre do curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do IFFar - Campus Santa Rosa convidam a todos para participar da votação que vai escolher um parklet para ser executado em tamanho real num local da cidade de Santa Rosa. São seis projetos em votação. O mais votado poderá ser visto e usado pela comunidade depois de executado.

Colabore! Curta a foto do melhor projeto no Facebook! Sua opinião é extremamente importante para nós.

Entenda o projeto

O Parklet, também conhecido como "Vaga Verde", "Vaga Viva" ou "Zona Verde", é uma extensão temporária da calçada, realizada pela transformação temporária de vagas de veículos em local de lazer e convívio urbano. O conceito surgiu em 2005 nos Estados Unidos e foi aplicado pela primeira vez no Brasil em 2012, na cidade de São Paulo. A Prefeitura de Santa Rosa recentemente introduziu em suas políticas urbanas programas que visam a melhoria da mobilidade urbana, como a implantação da Ciclovia e a expansão do Parque Tape Porã. É inegável que ainda há muito trabalho pela frente, mas o poder público municipal segue investindo na melhoria dos espaços públicos.

A atividade “Parklets na área central de Santa Rosa|RS” foi realizada pelos alunos do 3º semestre do Curso Superior de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do IFFar - Campus Santa Rosa. A proposta surgiu da Prática Profissional Integrada (PPI) que envolveu, durante o primeiro semestre de 2016, as disciplinas de Urbanismo I, Paisagismo I e Composição e Estudos da Forma II, sob orientação das Professoras Arquitetas e Urbanistas Ana Cláudia Böer Breier, Ana Luiza Enders e Fernanda Conrad Rigo.

Na primeira etapa, as equipes apresentaram os projetos de parklets, tendo como principal desafio criar um espaço atrativo, confortável, seguro e adequado ao lugar. O objetivo principal foi atingido: estimular a discussão das cidades para as pessoas e uma distribuição mais equilibrada do espaço urbano, promovendo a conscientização da comunidade acerca do seu papel de agente formador e transformador do espaço público e sua responsabilidade frente à conservação do patrimônio natural e construído.

A próxima etapa da atividade é apresentar o resultado dos projetos ao público em geral através das redes sociais. O projeto mais curtido receberá um certificado e os alunos serão incentivados a levá-lo adiante, buscando aprovação dos órgãos competentes e patrocínio para executar o protótipo em tamanho real.

Anexos: