Página inicial > Santa Rosa > E-book gratuito sobre Ensino de Ciências e Biologia é publicado por egressas, professores e acadêmicos do IFFar
Notícias Santa Rosa

Publicado em Terça, 21 de Dezembro de 2021, 14h45 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Acaba de ser lançado o livro eletrônico “Concepções Alternativas no Ensino de Ciências e Biologia”, organizado pela egressa Larissa Lunardi, pela licencianda Gabriela Giusmin, e pelas professoras Michele Brodt e Tatiana Lowe, da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar Campus Santa Rosa. Os capítulos foram escritos por alunos e professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e da Especialização em Ensino de Ciências da Natureza do IFFar Campus Santa Rosa.

De acordo com as organizadoras, “Concepções Alternativas no Ensino de Ciências e Biologia reúne textos que buscam elucidar concepções alternativas, ou seja, concepções espontâneas e prévias que os alunos trazem para a sala de aula, que se constituíram a partir de suas vivências e interpretações do cotidiano. Tais concepções são apresentadas em forma de perguntas e as respostas possuem um formato de texto de divulgação científica, que busca abordar conceitos científicos de forma objetiva e didática, a fim de contextualizar e ilustrar a referida concepção”.

Os artigos contidos no livro apresentam assuntos como: biologia celular, embriologia, genética, anatomia e fisiologia humana, zoologia de vertebrados e invertebrados, micologia, botânica e fisiologia vegetal, ecologia, evolução, física e biofísica, química e bioquímica. Os temas dialogam com perguntas como “Cebola tem DNA?”, Quem surgiu primeiro, a pantera negra ou a onça-pintada?, Por que meninas sentem cólica no período menstrual?, Por que soluçamos?, Por que temos febre?, As águas-vivas dão choque?, O ser humano vem dos macacos?, entre outras.

Conforme mencionado no Prefácio pela professora das Licenciaturas do IFFar Campus Santa Rosa, Rúbia Emmel, o livro “contrapõe à proposta tradicional de um ensino baseado no formalismo expositivo e memorístico. Do contrário, propõe um ensino que procura resgatar concepções alternativas sobre ciências, vivências que partem do senso comum. Considera que essas são desenvolvidas por meio de estratégias de ensino inovadoras, que apresentam uma proposta de intervenção mais significativa na sala de aula, considerando os sujeitos cognoscentes como atores e protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem.”

O e-book foi editado pela Editora Faith e está à disposição para download de professores, estudantes e pesquisadores que desenvolvam atividades na área de pesquisa em Educação e demais interessados. Para acessar a obra completa e de forma gratuita, basta clicar aqui.

ebook ciencias.jpg