Página inicial > Santa Rosa > Arte movimentou o campus e a comunidade em agosto
Notícias Santa Rosa

Arte movimentou o campus e a comunidade em agosto

Publicado em Quarta, 31 de Agosto de 2022, 17h39 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Eventos culturais mobilizaram alunos, servidores e outro município em torno da produção e fruição artística.

cas1.jpeg

Música, dança, poesia, teatro e exposição de arte: o mês de agosto foi marcado pela alegria e pela socialização de conhecimentos através da arte e da cultura. A realização da IX Mostra Cultural do IFFar Campus Santa Rosa, no dia 11 de agosto, revelou talentos artísticos numa manhã dedicada à arte e cultura. O evento também possibilitou a comemoração do Dia do Estudante, além da integração entre os alunos. "A arte tem um papel muito maior do que apenas algo para ser apreciado. Ela é usada como meio de comunicação e como forma de expressão por muitas pessoas", diz a professora de Língua Portuguesa do campus, Graciele Welter.

A Mostra Cultural é promovida pela Assistência Estudantil e tem o objetivo de dar oportunidade aos estudantes para mostrarem, no ambiente acadêmico, suas habilidades artísticas e criativas. Embora não tenha caráter competitivo, a IX edição do evento mobilizou os alunos, que apresentaram diversos trabalhos: música vocal e instrumental, apresentação teatral, dança, desenhos, pinturas, aquarelas, declamação de poesia e coral. As obras inscritas na categoria Artes Visuais propiciaram uma exposição própria no Espaço Cultural, cuja exibição foi de 11 a 25 de agosto, e recebeu milhares de visitantes, incluindo os alunos de escolas públicas que participaram do Fique por Dentro.

Exposição em Horizontina

V Mostra Nossos Artistas, que estava em exposição no Espaço Cultural do campus entre junho e início de agosto, teve a oportunidade de ser exibida também no município de Horizontina/RS. A abertura do evento aconteceu no dia 20 de agosto e contou com a presença da professora Cornelia Kudiess e da coordenadora de Extensão, Maidi Karnikowski. Em exposição no Museu Municipal Zaira Elisabeth da Silva Logemann, de 20 a 31 de agosto, a mostra teve o nome de Art Da Terra - 3° Edição, e foi promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Juventude e Lazer do município.

Exposição Horizontina.jpeg

Foto: Professora Cornelia Kudiess, Maidi Karnikowski e artistas de Horizontina em dia de abertura da Mostra Art Da Terra.

Murais com releituras do Impressionismo

"Um passeio pelo Impressionismo de Monet" foi a atividade proposta nas disciplinas de Arte e Teoria da Cor e Expressão Gráfica sob a orientação da professora Cornelia Kudiess, às turmas dos 1° anos dos cursos Técnicos em Edificações, Móveis e Mecatrônica e à turma do 3° ano de Móveis.

As releituras foram elaboradas com inspiração nas obras do artista francês Claude Monet, um dos primeiros marcos do estilo impressionista. Os trabalhos foram expostos nos murais do Prédio Pedagógico 1, com a colaboração do bolsista do projeto de extensão Espaço Cultural 2022, Vitor Zottis. "A releitura é uma forma de fazer o aluno criar uma nova obra, baseada na anterior, com um novo olhar, transformando a obra e expressando suas próprias perspectivas em sua produção", diz a professora Cornelia Kudiess.

Painel Monet1.jpeg

WhatsApp Image 2022-08-31 at 17.00.33.jpeg