Página inicial > Santa Rosa > Feira de Economia Solidária, Agroecologia e Cooperativismo é realizada no Campus
Notícias Santa Rosa

Publicado em Quarta, 16 de Novembro de 2016, 17h42 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

A 1ª Feira de Economia Solidária, Agroecologia e Cooperativismo realizada nos dias 10 e 11 de novembro, no Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa, terminou em clima de entusiasmo. O evento reuniu produtores rurais, artesãos, estudantes, professores, líderes sindicais, comunitários, comunidade indígena e a Associação Santa-rosense de Escritores (ASES).

Foram dois dias de programação intensa, com palestras, apresentação de trabalhos científicos, debates, comercialização de produtos, distribuição de sementes e mudas de plantas. A Feira é uma ação do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial no Território Fronteira Noroeste (NEDET), com sede no IFFar - Campus Santa Rosa, e teve como objetivos oferecer um espaço para discussão, exposição e apresentação de trabalhos realizados pelo público-alvo, fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, além de compartilhar os trabalhos na área de economia solidária, agroecologia e cooperativismo que estão sendo desenvolvidos nos Territórios.

Segundo os organizadores do evento, a Feira atingiu todos os objetivos e vislumbram a realização da 2ª edição em 2017. "Os municípios da região de abrangência do Território dispõem de diversos empreendimentos de economia solidária, entretanto, nem sempre essas ações são conhecidas pela população. Daí a importância desta feira, que possibilita que mais pessoas venham conhecer o tema, promovendo o envolvimento na busca de alternativas para o desenvolvimento sustentável", conclui a Dra. Cléria Meller, idealizadora do evento.

Confira as atividades realizadas no evento:

Na manhã da quinta-feira (10), foi realizada a abertura oficial do evento e logo após, os jogos de Integração Regional de Cooperativas Escolares (IRCE), projeto educacional coordenado pela Cooperluz, que mobilizou os alunos dos 9° anos de 11 escolas da região. À noite, ocorreu um painel que discutiu os temas chaves do evento: economia solidária, agroecologia e cooperativismo, com os professores universitários Dr. Ênio Waldir da Silva (UNIJUÍ), Dr. Enio Egon Sosinski Junior (EMBRAPA) e a bióloga Dra. Cleria Bitencorte Meller.

Na sexta-feira (11), o Prof. Luís Juliani (UNIJUÍ), gerente da Agência de Inovação e Tecnologia e a Profª Elizandra Pinheiro da Silva, técnica da Incubadora de Economia Solidária, compartilharam suas pesquisas com a plateia de produtores rurais oriundos de municípios da Região Noroeste. Na sequência, a diretora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG-RS), Elisete Kronbauer Hintz, abordou a questão da previdência social e seguridade, assunto de extremo interesse que motivou o encaminhamento de dúvidas e incertezas para respostas da palestrante.

A questão de gênero e agroecologia foram abordados pela Profª Dra. Rosângela Angelin (URI Santo Ângelo) e a Dra. Cleria Bitencorte Meller no Seminário Estadual de Mulheres. A palestra de encerramento coube ao Dr. Gilberto Antonio Bevilaqua, da EMBRAPA, com o tema Agroecologia - Produção de Sementes e Mudas.