Página inicial > Santa Rosa > Projeto de aluna do Campus Santa Rosa recebe destaque internacional
Notícias Santa Rosa

Projeto de aluna do Campus Santa Rosa recebe destaque internacional

Publicado em Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 09h17 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Amanda Senger, estudante de Arquitetura e Urbanismo, teve a inscrição de seu trabalho de conclusão de curso aceita em um desafio internacional que seleciona projetos com potencial transformador. Ela conta como foi a construção da proposta.

Amanda_2.png

Foto: imagem da aldeia Tekoa Pyaú (drone). Enviada por Amanda Senger.

A estudante Amanda Senger, do curso de Arquitetura e Urbanismo do IFFar - Campus Santa Rosa, teve seu projeto publicado na plataforma 2022 Global Challenge, uma competição internacional de projetos com potencial de melhorar a vida de comunidades rurais e urbanas. O trabalho tem origem em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Trata-se de uma proposta arquitetônica desenvolvida para a aldeia Tekoa Pyaú, localizada no interior de Santo Ângelo, onde vivem indígenas da etnia Mbyá Guarani. A ideia prevê infraestrutura para a saúde, o trabalho, a educação e o lazer dos moradores da aldeia.

O 2022 Global Challenge é promovido anualmente pela organização holandesa sem fins lucrativos Architecture-in-Development. Conforme a página da competição, são aceitas inscrições de projetos arquitetônicos "inclusivos e impactantes". E uma vez que a iniciativa conta com uma rede de parceiros, patrocinadores e doadores, o site no qual são compartilhados os projetos funciona como uma "vitrine" para trocas de experiências e obtenção de apoio.

Mesmo que não esteja entre os finalistas, Amanda explica que "ter a publicação aceita significa que o projeto possui muito potencial para qualificar a vida da comunidade. Além disso, a plataforma proporciona uma visibilidade internacional para a proposta, aumentando suas chances de obter futuras parcerias através de investidores interessados".

Motivações

A aluna conta que a escolha da temática para o TCC está intimamente ligada à cidade em que nasceu e cresceu: Santo Ângelo, conhecida como a Capital das Missões. "Sempre estudei a história das reduções e a cultura indígena, o que me despertou muita curiosidade e paixão pelo tema. Porém, quando fiquei mais velha, comecei a enxergar as causas indígenas com um olhar mais atento e crítico, percebendo todas as lutas por direitos ligadas à elas".

Na graduação, ela começou a se questionar sobre o que poderia fazer em prol dessas comunidades, tanto para valorizar as práticas culturais dos indígenas como para lhes proporcionar melhores condições de vida. Outra preocupação era com a sustentabilidade financeira da aldeia, cuja principal fonte de renda é a venda do artesanato.

Amanda_3.png

Foto: entrada da aldeia Tekoa Pyaú. Enviada por Amanda Senger.

Desenvolvimento

A partir dessas questões, Amanda relata que o projeto foi desenvolvido com base no diálogo com a comunidade. Somente após vários encontros, idas a campo e estudos a proposta arquitetônica começou a ser desenvolvida e desenhada de forma técnica.

A primeira etapa foi conhecer a área, conversar com o cacique e com os demais moradores para entender suas necessidades. Já na primeira visita de campo, a estudante percebeu as carências da comunidade em termos de infraestrutura - "principalmente de espaços de uso coletivo, que são o centro da cultura Mbyá Guarani", explica.

O trabalho exigiu um estudo aprofundado sobre a etnia, para uma proposta alinhada aos seus costumes e práticas. O respeito à cultura indígena aparece da escolha dos materiais às técnicas de construção. "Todos os edifícios propostos possuem materialidades presentes no local e que já fazem parte da cultura construtiva da comunidade, como o barro, a palha e a taquara. Isso não só reduz os custos, como também gera um senso de pertencimento em todos os envolvidos". Outro fator decisivo foi priorizar um método no qual a comunidade pudesse participar da construção de todos os blocos propostos. "Por isso a técnica construtiva adotada foi a taipa de pilão".

Amanda_1.png

Foto: equipe do projeto. Enviada por Amanda Senger.

Propostas

"A criação de uma infraestrutura de apoio para os moradores da aldeia tem o objetivo de trazer dignidade e qualidade de vida para este povo que, ainda hoje, é invisível para a sociedade", ressalta Amanda. A proposta inclui centro comunitário, setor artesanal, espaço de saúde, anfiteatro, refeitório, escola de ensino infantil e fundamental, além de áreas externas como horta, composteira, setor de apoio, entre outros. O projeto também prevê alternativas sustentáveis, como a reutilização de águas e compostagem, que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU.

Além de melhorar a vida dos moradores, o projeto também pensou no desenvolvimento do turismo. "A ideia é que os visitantes e turistas possam participar de oficinas de artesanato, música, dança, idioma e cultura Guarani que acontecem em todos os espaços da proposta arquitetônica, como uma forma de gerar mais renda e auxiliar na economia da comunidade e manutenção do seu modo de vida".

O TCC teve orientação da professora Fabiana Bugs Antocheviz e co-orientação do professor Valter Antônio Senger. Amanda se forma em março.