Página inicial > São Vicente do Sul > Seminário estimula estudantes a buscarem alternativas para seu futuro profissional
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Sexta, 09 de Novembro de 2018, 14h37 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na tarde do dia 7 de novembro, a Diretoria de Pesquisa, Extensão e Produção do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul promoveu o Seminário “O Futuro te Espera!”, que abordou temas com o propósito de estimular os estudantes do Eixo Tecnológico Recursos Naturais a buscarem alternativas para seu futuro profissional.

Na oportunidade, estiveram presentes diversas turmas dos cursos do IFFar-SVS, além de produtores rurais e representantes da comunidade, como Prefeitura Municipal, COAVISUL e Farsul. O evento foi realizado em parceria com o Sindicato Rural de São Vicente do Sul e CITE 14.

A primeira palestra foi ministrada por Renan Hein dos Santos, assessor de relações internacionais da Farsul, e tratou sobre “Relações internacionais e o Agronegócio”. Renan destacou a importância dos acordos comerciais do Brasil com outros países, e o grande potencial para exportação que ainda podem ser conquistados.

Em um segundo momento, o professor Adriano Garcia Rosado Júnior, do Campus SVS, abordou “Às denominações de origem como marca regional - O caso do presunto pata negra Espanhol”, compartilhando sua experiência na Espanha. Durante visita ao país, o professor teve a oportunidade de conhecer todo o processo de produção do presunto ibérico, desde a criação dos suínos até o balcão. Adriano destacou o potencial que produtos diferenciados, com características locais, podem ter no mercado; bastando incentivo, pesquisa, atitude e criatividade para tornar isso uma realidade para o mercado nacional (no Brasil, há 49 produtos com denominação de origem ou marca local/regional ).

O médico veterinário João Augusto Botelho Nascimento encerrou a tarde de palestras, contanto um pouco sua experiência em gerir propriedade em São Martinho da Serra, sua participação e premiações em feiras agropecuárias e sua interação com a Europa. Lá buscou genética, tecnologia e conhecimento sobre ovinos da raça Suffolk. Ele destacou a importância de ir em busca de conhecimento e de tecnologias para o sucesso de um empreendimento, assim como a contribuição que vitrinas como a Expointer oferecem para a comercialização de animais.

Segundo o diretor de DPEP, Fabiano Damasceno, “o evento atingiu seus objetivos, quais foram de trazer experiências que pudessem contribuir com as escolhas que os jovens estão fazendo para sua vida profissional”.