Página inicial > São Vicente do Sul > Atividades do Mês da Consciência Negra
Notícias São Vicente do Sul

Atividades do Mês da Consciência Negra

Publicado em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 16h40 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Durante o mês de novembro, a comunidade escolar do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul pode conferir diversas atividades relacionadas à Consciência Negra, buscando celebrar a história e a cultura afro-brasileira, assim como refletir sobre problemáticas e lutas da população negra.

No dia 12 de novembro, abordando as influências da cultura negra e suas inter-relações com a cultura gaúcha, houve performance dos estudantes Mateus Stecca, Tayline Manghanelli, Ana Victoria Domingues, Luana Soares, Lauren Valau, Daísia Dutra, Nathalia Saraiva e Mariane Lopes.

Já no dia 14, aconteceu a palestra A presença de comunidades Quilombolas no Rio Grande do Sul e Brasil, ministrada por Igor Sousa, doutorando da UFRGS. Mais do que trazer aspectos de quilombos em contextos rurais e urbanos, Igor procurou apontar como a cor da pele tem relevância quando pensamos nas diferenças de classe, nos estereótipos criados através das representações midiáticas e no acesso a oportunidades, por exemplo. Na ocasião, o aluno Josué dos Santos Amaral, da turma 2º MSI A, realizou leitura de um conto autoral, chamado O grande Ato.

No dia 20 de novembro, oficialmente o Dia Nacional da Consciência Negra, houve apresentação de slam, com os estudantes Diuly Cardoso e Kassio Vieira, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – CTISM; e roda de capoeira, com o grupo Camboatá. Também neste dia, o Setor de Alimentação e Nutrição do IFFar-SVS serviu cardápio relativo ao tema, além de expor material sobre a História da Culinária Afro Brasileira, no refeitório.

De 5 a 23 de novembro, houve exposição temporária de trabalhos artísticos realizados por integrantes do NEABI, por participantes do projeto de extensão Oficina de Criação Artística (O.C.A), além de estudantes do 1º ano do curso técnico em agropecuária, turma B.

A programação de todo evento foi articulada por esses estudantes, sob orientação das professoras Claudia Alves dos Santos, Letícia Jobim e Tainá Valenzuela.

Assunto(s):