Página inicial > São Vicente do Sul > Licenciatura em Química realiza semana acadêmica
Notícias São Vicente do Sul

Licenciatura em Química realiza semana acadêmica

Publicado em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 14h31 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

De 23 a 25 de setembro, aconteceu, no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, a II Semana Acadêmica da Licenciatura em Química (SEALQ), evento que buscou a integração entre os(as) acadêmicos(as), assim como o aperfeiçoamento dos futuros docentes em áreas mais específicas e técnicas.

No primeiro dia de evento, houve palestra sobre o desenvolvimento tecnológico na análise de contaminantes emergentes em água, com Magali Kemmerich, pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel-RS), que apresentou os avanços de técnicas instrumentais e de preparo dessas amostras.

Durante o evento, houve um momento reservado a reflexões sobre práticas laboratoriais, conduzido pela professora Lenice de Lourenço Marques, também coordenadora do curso de Licenciatura em Química, e pela técnica em laboratório Daniela do Amaral Friggi, ambas servidoras da unidade SVS.

Dentro da área da docência, foram abordados temas como motivação e interdisciplinaridade. Esses assuntos foram desenvolvidos por experientes professores do IF Farroupilha: Jomar João Donadel, que atuou durante 30 anos (1985-2016) no campus SVS e Carlos Henrique Campanher, atualmente no campus Alegrete.

Os participantes também tiveram a oportunidade de obter noções básicas sobre impressões digitais e coleta papiloscópica, com Fábio Pereira da Silva, da 5ª Coordenadoria Regional de Perícias (5ª CRP).

As atividades da II SEALQ foram planejadas e executadas por estudantes do Diretório Acadêmico Marie Curie. A aluna Patrícia Martins, membro da comissão organizadora, conta que foi um desafio preparar o evento, devido ao contexto atual, em que a instituição está em economia de recursos: “tudo que a gente tinha a nossa disposição foi confeccionado pelos próprios alunos”.

Como acadêmica, ela destaca as temáticas que focaram a área da docência, já que, segundo ela, para os estudantes da licenciatura se motivarem, é muito importante que conheçam a experiência, os desafios e as soluções de quem está há tempo em sala de aula.

Fotos de: Luana Bentin Moreira e Wesllen Lopes