Página inicial > São Vicente do Sul > Projeto do campus leva oficinas sobre agroecologia a escolas uruguaias
Notícias São Vicente do Sul

Projeto do campus leva oficinas sobre agroecologia a escolas uruguaias

Publicado em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 14h08 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

De 21 a 25 de outubro, integrantes do projeto “Uma alternativa além das fronteiras: A Agroecologia como uma ferramenta emancipatória para estudantes de escolas rurais” realizaram oficinas em duas escolas na cidade de Paysandú/Uruguai. O referido projeto foi contemplado pelo Programa Institucional de Apoio ao Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira Farroupilha (PIADIFF - Edital nº 528/2018), que almeja o desenvolvimento de ações de extensão que fomentem a geração de oportunidades para o exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida das populações de municípios da fronteira.

Sob coordenação do prof. Thiago Della Nina Idalgo e da prof.ª Luciane Ayres Peres, o projeto conta com a participação das acadêmicas Gláucia Brisotto e Tatiana Padilha Sabadi, da Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus São Vicente do Sul, além da egressa Tamires Franco Conti.

Na oportunidade, foi trabalhada a temática da Agroecologia junto a estudantes do Ensino Primário (4° ao 6° ano) na Escuela Rural Nº 7 San Francisco, e do Ciclo Básico (7º, 8º e 9º anos) e Bachillerato (1°, 2º e 3º anos, equivalente ao Ensino Médio Técnico Integrado) na Escuela Granja Melchora Cuenca.

Segundo o prof. Thiago, as oficinas buscavam problematizar sobre formas conscientes de produção e consumo de alimentos. A equipe também realizou trabalhos práticos junto às hortas escolares.

Para além dessas duas instituições, as atividades do projeto vão ocorrer em uma escola na localidade do Piquiri, em São Francisco de Assis/RS. Após as implementações, os dados obtidos sobre a percepção dos estudantes sobre agroecologia serão analisados.