Página inicial > São Vicente do Sul > ADM promove evento para qualificar grupos empresariais locais na área da gestão
Notícias São Vicente do Sul

ADM promove evento para qualificar grupos empresariais locais na área da gestão

Publicado em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 16h49 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na noite de terça-feira, dia 26 de novembro, o Curso Superior de Bacharelado em Administração, do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, promoveu evento que buscou contribuir na qualificação profissional de grupos empresariais da região, através do oferecimento de oficinas sobre temas de gestão. O evento aconteceu no Clube Vicentino e reuniu, aproximadamente, 130 pessoas, entre gestores, líderes de equipes e funcionários da indústria e do comércio local.

A ideia do oferecimento de oficinas com temas relevantes ao empresariado local partiu dos docentes e estudantes, sendo uma atividade culminante da Prática Profissional Integrada (PPI) do curso.

A PPI é uma metodologia de ensino que visa assegurar um espaço no currículo que possibilite a articulação entre os conhecimentos construídos nas diferentes disciplinas do curso com a prática real de trabalho, propiciando a interdisciplinaridade e flexibilização curricular e a ampliação do diálogo entre as diferentes áreas de formação.

Nesse sentido, a professora Simone Bochi Dorneles, coordenadora do curso, explica que, além de melhorar a qualificação da comunidade regional na área de gestão, as atividades pretenderam desenvolver a aplicação prática dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas, e possibilitar o desenvolvimento de habilidades de comunicação dos acadêmicos nas diversas áreas envolvidas nas capacitações.

Tendo como foco a descentralização das atividades do curso e maior integração com a comunidade externa, o evento também “contribuiu para a formação de estudantes mais comprometidos com a realidade empresarial da região em que o IFFar se insere”, aponta ela.

Intitulado "Conexão para Negócios: Oficinas de Desenvolvimento Profissional", o evento foi desenvolvido também como parte do projeto de extensão de mesmo nome, coordenado pela professora Gibsy Caporal.

A metodologia desenvolvida foi assim estruturada: cada grupo de estudantes, nas respectivas disciplinas envolvidas, elaborou uma proposta que foi apresentada aos demais. Após, foi escolhida pela turma a proposta final; em alguns casos mesclou-se duas ou mais propostas. A turma também escolheu os colegas que realizaram a apresentação das oficinas para a comunidade.

Coordenada pelo professor Cristiano Martins Vieira, a ADM 3 ofereceu a oficina "Modelagem de Negócios", que foi apresentada pelos estudantes Christian Raylan Morais dos Santos, Guilherme de Oliveira Lopes, Letícia Silva Ayres e Michele Faverzani Martins.

A turma ADM 4, sob coordenação da profª Simone Dorneles, tratou sobre "Gestão de Pessoas: da seleção à valorização de talentos", sendo ministrada pelos estudantes Ligia Costa de Cezar, Evelin Juliane Sporl, Kaique Carloto Sudati e Eduardo Carvalho Acosta.

Já a ADM 5, coordenada pela profª Cristiane Caraveta, ofereceu a oficina "Razões para aderir ao MEI", que foi apresentada pelos estudantes Igor Daniel Burin, Werner Potter e Vanessa Bolzan.