Página inicial > São Vicente do Sul > Campus sedia a etapa final da Jornada STEM
Notícias São Vicente do Sul

Campus sedia a etapa final da Jornada STEM

Publicado em Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 15h14 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

De 16 a 18 de dezembro, o Campus São Vicente do Sul sediou a etapa final da Jornada STEM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que tem como objetivo ampliar o ensino-aprendizagem de disciplinas relacionadas a essas áreas no contexto gaúcho e promover atividades que desenvolvam a criticidade, comunicação, colaboração e cultura empreendedora. Neste ano, inscreveram-se o total de 14 escolas estaduais de ensino médio regular e técnico do Rio Grande do Sul.

A Jornada aconteceu de setembro a dezembro, sendo organizada em três (3) etapas eliminatórias e classificatórias - as duas primeiras de forma virtual e esta última, presencial. As equipes eram compostas por quatro estudantes e um professor tutor por cada escola. Cada etapa tinha um desafio para ser resolvido, o qual instigou os estudantes a construir maquetes para resolver o problema dentro das áreas STEM juntamente com ferramentas Arduino.

A primeira etapa foi a construção de um “Cuidador de PET”, em que todas as equipes apresentaram suas ideias. Posteriormente, os 15 grupos classificados receberam kits de arduinos para estudarem sobre programação e otimizarem as maquetes do desafio, que era a construção da “Fazendinha do seu Zé”. Nesta etapa, os estudantes planejaram (fazendo esquemas, desenhos ou utilizando simuladores) e construíram um protótipo de solução (com utilização dos kits) para o problema proposto. Para a última etapa, foram classificadas 5 equipes, sendo o desafio a construção de uma “Estufa Inteligente”.

Os grupos participaram através do site da Jornada STEM-RS, no endereço https://gemstem.com.br/. A comunidade geral pode acompanhar os resultados aqui.

A etapa final e a premiação foram transmitida ao vivo, no Canal no YouTube do IFFar-SVS.

Finalistas da JORNADA STEM

IMG 20221219 WA00251° Lugar: Escola Estadual de Educação Básica Albino Fantin (Horizontina)

A equipe da eEcola Estadual de Educação Básica Albino Fantin, provinda da cidade de Horizontina-RS, foi a grande vencedora do desafio Jornada STEM-RS. Orientados, nos primeiros desafios pela profª. Joana Spohr e na etapa final pelo prof. Tiago André Borth, os estudantes Thales G. F. D. Martins, Kerlon Kauã Ribeiro e Bruna Fantinel desenvolveram um trabalho excelente, demonstrando as habilidades e competências necessárias para um projeto STEM, com grande destaque para o protagonismo estudantil.

IMG 20221220 WA00062° Lugar: Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali (Erechim)

Diretamente da cidade de Erechim, o prof. Wiliam Patric Onofre se dispôs a orientar os estudantes Higor Gabriel França Bonfim, Matheus Henrique Bandiera e Eduardo Smiderle Tomkiel do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, conquistando o 2º lugar da Jornada. O grupo teve como ponto forte a engenharia, com uma maquete de excelente estrutura e automação, além de uma apresentação interativa e engajadora.

IMG 20221220 WA0007

3° Lugar: Colégio Estadual Caldas Júnior (Alegria)

Alegria! Esta foi a sensação do 3º lugar, que provém do Colégio Estadual Caldas Júnior, da cidade de mesmo nome do sentimento, Alegria. Os estudantes Hevelyn Luize do Rosario, Bianca Pierin Martins, Luidi Giacomelli Griebeler e Angelita Wachter Kleinkauff contaram com a tutoria da profª. Cláudia Vogel Ely que, com grande motivação, desenvolveram o seu projeto de modo criativo e com avaliações precisas e aprofundadas.

IMG 20221220 WA0008Finalistas: E.E.E.M.Dr. Assis Antônio Mariani (Caxias do Sul)

A profª. Luciane Pinto Davila trouxe a cidade de Caxias do Sul por meio da E.E.E.M.Dr. Assis Antonio Mariani com coeso grupo composto pelos estudantes Eduardo Menegazzo Ribeiro, Bernardo de Azevedo Alves, Kamilli Raquel Boselo e Gustavo Della Gatta. Tendo como destaque o uso de tecnologias, a equipe trouxe muita criatividade e acessibilidade para o projeto.

IMG 20221220 WA0009Finalistas: Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves (Tucunduva)

Os estudantes Raquel Cassol Fronza, Silvia Bortoli Anderle, Sarah Cristina Turra Arcaro e Gustavo Junior Centa foram os representantes da Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves, da cidade de Tucunduva, orientados pela profª. Larissa Lunardi. O grupo trouxe dados importantes com base em uma pesquisa fundamentada em fontes confiáveis e elementos essenciais para a construção do projeto.

Equipe Organizadora:

A Jornada é organizada pelo Grupo de Estudos do Movimento STEM (GEMS), formado por acadêmicos das licenciaturas do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-RS) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

Os integrantes do GEMS que organizaram a Jornada STEM foram: pela Drª Eliziane da Silva Dávila docente do IFFar-SVS e colaboradora da UFSM e pelos prof.es Daniel Morin Ocampo e Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, além dos(as) mestrandos(as) e doutorandas da UFSM (Graciele Carvalho de Melo; Andressa Freitas Lopes; Juliana Guarize Medeiros; Ariane Prates Brum; Wesllen Martins Lopes; Taís Regina Hansen; Jéssica Soares Flores, Fernanda Machado de Miranda) e dos(as) acadêmicos(as) das licenciaturas do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (IFFar - SVS) (Gabrieli Buzata Nicola; Patrícia Aguirre Martins; Rodriane dos Santos Nunes; Eduarda M. Cortese).