Página inicial > São Vicente do Sul > Movimento tropicalista é relembrado em evento cultural ocorrido durante intervalo
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Sexta, 23 de Junho de 2023, 16h51 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última terça-feira, dia 20 de junho, a tarde foi diferente no Campus São Vicente do Sul. Quem cruzasse pelo corredor entre os prédios A e B na hora do intervalo, poderia facilmente se sentir transportado para os anos finais da década de 60, em que a tropicália surgia no Brasil, trazendo inovações estéticas na música, no cinema, no teatro, na poesia e nas artes plásticas, assim como subvertendo padrões comportamentais e delineando espaços para se expressar alegoricamente visões críticas sobre a realidade política e social do país.

O chamado “Rolê Cultural” reuniu a comunidade escolar para apresentações musicais, performances e leitura de manifestos que contextualizavam o período histórico do surgimento e apresentavam características estéticas exploradas pelo tropicalismo. Também houve exposição de obras produzidas por estudantes, que retratavam artistas e referências do movimento.

DSC 3570 meio noticia

A frase “É proibido proibir” foi um bordão da época. Saído da canção de Caetano Veloso, lançada em 1968, ela expressa o espírito transgressor do movimento em uma época marca pela opressão do período ditatorial.

O evento foi desenvolvido por meio de projeto de ensino que objetiva desenvolver temáticas culturais no campus, trazendo elementos de diversas modalidades artísticas. Segundo a prof.ª Liliana Souza de Oliveira, coordenadora da ação, a Tropicália foi escolhida devido a sua importância como movimento cultural brasileiro e porque foi constatado o desconhecimento dos/das estudantes em relação à temática.

Ela acredita que “nós não temos como formar cidadãos em uma escola sem promover a formação integral, sem passar pela arte, literatura e outras áreas das humanidades. Especialmente quando pensamos em temáticas culturais, que muitas vezes são tão distantes da vida dxs estudantes". A atividade teve apoio da Direção de Ensino e do Núcleo de Arte e Cultura (NAC-SVS).

Um salve bem tropicalista para os/as estudantes que fizeram este evento acontecer:

• Parte musical, dança e performance: Andressa Brandão Bartsch, Arthur Menezes da Costa, Dahra Ferreira Lemos, Eduarda Minich Krawczyk, Emilly Wacht, Guilherme Arnt Binsfeld, Gabriel da Silva de Quevedo, João Henrique Rodrigues, Viktor Ryan Lopes dos Santos, + Filipe Seefeldt de Césaro (docente e músico).
  • Artes visuais (desenho): Amanda Francisco Pinheiro, Eduarda dos Santos Bataglin, Paulo Henrique Castro da Rosa, Isabelly Falk, Laura Brum Schweinitz, Vitielle Alves Martins e Poliana Leal Machado.
  • Organização: Andressa Kuhn, Eliz Drusião, Lyllian Souza e Lisiara Alves Martins.