Página inicial > São Vicente do Sul > Tarde de Campo de Cultivos de Inverno apresenta pesquisas com trigo e azevém
Notícias São Vicente do Sul

Tarde de Campo de Cultivos de Inverno apresenta pesquisas com trigo e azevém

Publicado em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 17h06 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na tarde da última quarta-feira, 27 de setembro, ocorreu a Tarde de Campo de Cultivos de Inverno, evento voltado a demonstrações de experimentos e pesquisas com as cultura do trigo e do azevém. O objetivo foi possibilitar a difusão de pesquisas, tecnologias e conhecimento técnico compatíveis com o sistema de produção dos produtores rurais na região.

A atividade aconteceu no Setor de Agricultura II e envolveu 4 estações de pesquisa. Os trabalhos e resultados apresentados são fruto de investigações científicas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas Agrícolas (GPA) e Grupo de Estudos em Ciências do Solo (GECS), ambos do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFFar-SVS. Abaixo, saiba mais sobre cada uma estação:

Estação 1 - Posicionamento de cultivares de trigo

Foram apresentados resultados de safras anteriores e experimentos em andamento do desempenho de cultivares e interações com diferentes épocas de semeadura. Participação das empresas parceiras: Biotrigo, OR Sementes e Fundação Pró-sementes.

Estação 2 - Manejo de plantas daninhas no trigo

Apresentação dos resultados de experimentos de controle químico de plantas daninhas na cultura, com participação das empresas parceiras: Cotrisel e Syngenta;

Estação 3 - Bioinsumos na cultura do trigo

Exibição do modo de ação, recomendações e experimentos em andamento relativos ao tema de bioinsumos promotores de crescimento e indutores de resistência na cultura do trigo. Como parceiras, participaram as empresas Biotrop e Inocular;

Estação 4 - Plantas de cobertura e manejo da adubação nitrogenada no azevém

Foram apresentados resultados de experimentos de diversas plantas de cobertura, bem como dos mix de coberturas. Além disso, foram debatidos os resultados da resposta de diferentes fontes de adubação nitrogenada no desempenho forrageiro do azevém.

Segundo o prof. Eduardo Anibele Streck, coordenação do curso de Bacharelado em Agronomia, estes momentos “potencializam o processo formativo dos estudantes, já que são eles os atores principais, que atuam desde o planejamento, implantação, avaliação, análise até a apresentação dos experimentos”.