Página inicial > São Vicente do Sul > NEABI promove atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra
Notícias São Vicente do Sul

NEABI promove atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra

Publicado em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 15h33 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

De 21 a 29 de novembro, aconteceu, no Campus São Vicente do Sul, uma série de atividades com o objetivo de promover reflexões a respeito do preconceito racial, da diversidade étnico-racial da sociedade brasileira, assim como da importância da cultura africana na construção social do país.

O chamado Novembro Negro busca marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A programação envolveu palestra, apresentações de dança, roda de conversa, workshops de jogos e exibição de filme, além de cardápio especial.

O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus SVS (NEABI) e conta com apoio da Coordenação de Ações Afirmativas, Setor de Nutrição, Direção Geral e Direção de Ensino, além de servidores e estudantes colaboradores e terceirizados.

A palestra de abertura, ocorrida no dia 21, versou sobre o papel que cada pessoa tem no combate ao racismo e foi ministrada por Rodrigo de Oliveira Lopes, professor e membro do NEABI-Campus Alegrete. Rodrigo trouxe à discussão dados estatísticos, conceitos e exemplos, de forma a esclarecer sobre aspectos sociais, culturais e econômicos que tornam evidente a existência do racismo na sociedade brasileira. Segundo ele, o processo individual de percepção das tensões raciais é o primeiro passo para a reedução de pessoas em uma perspectiva antirracista. Neste dia, houve almoço e jantar especiais no refeitório, em celebração à culinária afro-brasileira. O cardápio foi xinxim de galinha e farofa de banana + qumbe, de sobremesa.

No dia 22, após apresentação de dança com Paulo Coelho e Rutielle Marques, membros do Grupo Afrodança (Santa Maria/RS), houve exibição do filme Marighella (2019), que traz à tona parte da história do revolucionário negro Carlos Marighella, um dos principais organizadores da luta armada contra a ditadura militar brasileira. As discussões foram conduzidas por docentes participantes do projeto de extensão Ciclo História & Cinema.

NEABI produz jogo educativo sobre raça e genética

Durante o período, foram realizadas aplicações do jogo “Raça e Genética”, material educativo desenvolvido pelo Grupo de Estudos do NEABI-SVS que, por meio da dinâmica de jogo de tabuleiro, propõem sensibilizar os(as) jogadores(as) para o racismo biológico, através da desconstrução do conceito de raças biológicas em humanos.

A primeira aplicação (20/11) ocorreu com a turma de 9ª ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Borges do Canto, de São Vicente do Sul. A outra foi direcionada aos estudantes das licenciaturas do IFFar-SVS. Nos encontros, permeando a temática do jogo, também são abordadas questões sobre genética e hereditariedade.

O material foi produzido pelos profs Gustavo Machado e Gilvan Ferraz, pela prof.ª Andressa Ballem, além dos licenciandos em Ciência Biológicas do Campus SVS Magno Lima, Henrique Ferreira e Pâmela Rodrigues.

Integrando a programação do Novembro Negro, também houve a inauguração da sala dos Núcleos Inclusivos (NEABI e NUGEDIS). Ocorrida na sexta-feira, dia 24, a festividade reuniu equipe diretiva, membros dos núcleos, além de estudantes e servidores do Campus. Leia mais aqui.

Na manhã do dia 28, houve apresentação do Projeto de Extensão “Grupo Mójubá: Danças Populares Brasileiras”, coordenado por Jesse da Cruz, pesquisador, artista e professor do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Santa Maria. Explorando principalmente códigos e símbolos (corporais e estéticos), Jesse relembrou as raízes e as características de danças afro-brasileiras e indígenas e suas influências em ritmos e danças atuais e populares. Houve demonstrações de Carimbó e Danças Africanas, no sentido de buscar maior reconhecimento e valorização das manifestações culturais brasileiras. A atividade contou com os participantes do projeto, em sua maioria estudantes da UFSM.

O encerramento do evento aconteceu no dia 29/11, com a chamada “Roda de Beats”, em que estudantes negros e negras reúnem se para tratar, por meio de canções trazidas por eles, temas pessoais e das negritudes.