Página inicial > São Vicente do Sul > Rolê Cultural aborda a Ditadura Militar no Brasil
Notícias São Vicente do Sul

Rolê Cultural aborda a Ditadura Militar no Brasil

Publicado em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 17h24 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última quinta-feira, dia 15 de agosto, a comunidade escolar do Campus São Vicente do Sul pode conferir mais uma edição do “Rolê Cultural”, evento com apresentações musicais e performáticas que busca aliar arte e sociologia na contextualização de algum acontecimento ou episódio da história brasileira. Nessa edição, o tema abordado foi a Ditadura Militar, que perdurou de 1964 a 1985 no Brasil.

Por meio da apresentação de diversas modalidades artísticas, foram trazidas à reflexão diversas questões daquele período histórico, como a censura, a repressão e a violência e, em resposta a isso, como a subversão e a resistência foram redefinidoras da identidade cultural do país. Canções de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque foram referenciadas, assim como nomes do teatro e da literatura. Também houve exposição de obras, que retratavam artistas e intelectuais opositores ao estado autoritário da época.

Cerca de 40 estudantes – de vários cursos integrados do Campus SVS - estiveram envolvidos diretamente com a ação, participando tanto da parte artística e visual quanto da idealização e organização do evento. O ex-aluno João Henrique Rodrigues esteve presente como convidado.

O evento é desenvolvido por meio de projeto de ensino, sob coordenação da prof.ª Liliana Souza de Oliveira, atuante na área de Filosofia. Essa edição contou com apoio das profª Andriza Pujol, (Língua portuguesa e Literatura brasileira), Lenize Ferreira (Geografia), Letícia Jobim (Artes) e do prof. Filipe De Césaro (Sociologia).

Na ocasião, também foi realizado o Cabide Solidário, para doação de roupas e calçados a quem quisesse. Essa ação foi organizada pela profª Andressa Ballen, em parceria com a Coordenação de Assistência Estudantil (CAE).