Página inicial > São Vicente do Sul > Turmas finais do MSI realizam corrida dos carrinhos montados e programados na disciplina de robótica
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 16h15 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Nas últimas terças-feiras, dias 28 de novembro e 5 de dezembro, as turmas finais do curso técnico Integrado de Manutenção e Suporte em Informática, do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, realizaram uma corrida amistosa dos carrinhos tipo chassi 2x2, que foram montados e programados na disciplina de robótica.

Integrando o núcleo tecnológico do 3º ano do MSI, a referida disciplina busca proporcionar ao estudante conhecimentos a respeito de componentes e circuitos básicos de eletrônica, programação e simulação de robôs, bem como quanto à implementação de projetos eletrônicos e de automação com a plataforma Arduino, por exemplo.

Para valerem-se desta atividade recreativa com os carrinhos, alunos e alunas estiveram envolvidos durante o ano todo. Durante o 1º semestre, eles exploraram os saberes teóricos da área, incluindo conceitos básicos de programação. O 2º semestre esteve voltado para a montagem do carrinho e programação das suas funções. Cada grupo/dupla trabalhou de forma independente no programa-fonte, adaptando os códigos de modo a alterar os comandos do carro.

O professor Dennis Pohlmann Gonçalves explica que como a robótica é uma ciência que engloba conhecimentos da mecânica, da eletrônica e da informática, os estudantes igualmente foram introduzidos à linguagem da programação. “O que pra eles já é um desafio”, conclui.

Ruan Sabóia Nunes, estudante de 17 anos, considerou a atividade diferente do resto do curso.  “Eu achei super legal e não esperava quando me inscrevi que ia acontecer isso de dirigir carrinho”, comenta ele. No total, oito carrinhos foram montados, sendo que todo este material ficará disponível para o uso das próximas turmas do MSI.

Veja mais fotos desta atividade na página oficial do Campus no Facebook

Sobre o curso

O Manutenção e Suporte em Informática do IFFar – Campus São Vicente do Sul é um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, ou seja, ele é planejado de modo que o aluno conclua o Ensino Médio juntamente com uma habilitação profissional técnica de nível médio, proporcionando ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania.

Para ingressar, os candidatos precisam ser aprovados em processo seletivo próprio do IF Farroupilha. Esta modalidade é oferecida para quem concluiu o Ensino fundamental.

Veja mais informações no Guia de Cursos do Instituto Federal Farroupilha.