Página inicial > Uruguaiana > Professores do IFFar lançam livro sobre divulgação científica em sala de aula
Notícias Uruguaiana

Professores do IFFar lançam livro sobre divulgação científica em sala de aula

Publicado em Quinta, 06 de Junho de 2024, 12h13 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O livro “Ampliando horizontes: a transposição de pesquisas acadêmicas para a educação básica e superior” é composto por oito textos assinados por professores do IFFar. A obra já está disponível para compra.

Capa Ampliando Horizonetes

O livro é resultado de um evento online de mesmo nome realizado pelo IFFar – Campus São Borja em outubro de 2021. A atividade foi realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) de criação do mestrado profissional em ensino de História (ProfHistória) no IFFar*.

Da programação do evento, resultaram oito textos compilados na obra. Eles abordam reflexões sobre como transmitir o resultado de pesquisas acadêmicas para alunos do ensino básico e superior.

A organização dos artigos é do professor do Campus São Borja Leandro Goya Fontella. Os textos tratam não apenas do ensino de História, mas também de áreas correlatas, como Sociologia e Turismo.

O livro tem 224 páginas e está disponível para compra sob encomenda em sua versão física no site da editora. De acordo com os autores do livro, em breve ele também será disponibilizado em versão digital (e-book).

Assinam os artigos os seguintes professores do IFFar: Leandro Jorge Daronco (Campus Santo Ângelo), Aristeu Castilhos da Rocha e Ênio Grigio (Campus Júlio de Castilhos), Marcos Jovino Asturian (Campus Frederico Westphalen), Rilton Ferreira Borges (Campus Uruguaiana), Hermes Gilber Uberti (Campus São Vicente do Sul, atualmente lotado na Reitoria), Raquel Lunardi, Marina Saciloto Frigo, Aline Prestes Roque Priscilla Gualberto de Lima e Fernanda Magalhães Trindade (Campus São Borja). Também participa da autoria de um dos textos o egresso do curso de Turismo do Campus São Borja Giovane Camargo Machado.

*O ProfHistória é um curso de mestrado profissional oferecido em rede nacional e liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. No IFFar, o GT foi constituído por professores de história de diversos campi para discutir e desenvolver ações para viabilizar a oferta do curso no Campus São Borja. Entre as atividades realizadas pelo grupo, estão dois projetos de extensão: um ciclo de debates on-line, o qual resultou na publicação do livro, e um curso online em 2022.