Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Campus Frederico Westphalen

Núcleo de Inovação Tecnológica

Publicado em Quarta, 17 de Outubro de 2018, 12h25 | por Ascom Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia instituído pela Portaria 111/2009 do Instituto Federal Farroupilha é um órgão subordinado à estrutura organizacional da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e é responsável por gerir a política de inovação adotada pela Instituição.

O NIT tem como missão promover e fortalecer a interação entre a capacidade científica e tecnológica do Instituto com as atividades de pesquisa, transferência de tecnologia e inovação em prol das necessidades da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social, ambientalmente sustentável, do País. O NIT tem como objetivos:

  • Encorajar a invenção, a criatividade e a inovação no âmbito do IF Farroupilha;
  • Promover uma adequada proteção das invenções geradas no âmbito do Instituto;
  • Promover a integração do Instituto com a comunidade para a geração e transferência de tecnologias.
  • Identificar oportunidades e incentivar a inovação, amparados pela Proteção Intelectual;
  • Coordenar e supervisionar as atividades de transferência de tecnologia.
  • Elaborar e zelar pela manutenção de políticas institucionais de proteção dos resultados de pesquisas científicas e tecnológicas no âmbito do Instituto.

 

Atuação do NIT:

Propriedade intelectual

O NIT realiza a gestão das ações relacionadas com a propriedade, a transferência e a gestão dos direitos de propriedade industrial, o direito de proteção a cultivares e as normas e procedimentos relativos ao registro de programas de computador, bem como orientações sobre questões de direitos autorais, inerentes ou vinculados à criação ou à produção científica do IF Farroupilha.

Mais informações sobre quais criações são passíveis de proteção podem ser encontradas na página de Perguntas Frequentes do INPI.

Pedidos para registro de proteção: 

Podem ser realizados por qualquer servidor responsável pela invenção e o primeiro passo é realizar a notificação de invenção por meio do Sistema Integrado de Gestão - SIG . Além disso, os inventores poderão contar com o apoio dos NITs Campus para auxílio na elaboração e juntada da documentação necessária.

 

Inventores independentes e parceiros externos

A Inovação no IFFar tem como objetivo gerar impacto positivo no desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões onde atuamos, através dos resultados de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação que atendam as demandas da sociedade.

Se você é um inventor independente, pode buscar o apoio dos pesquisadores do IFFar para apoiá-lo na qualificação do seu invento. Já se você é um empresário, gestor ou membro de qualquer entidade do setor produtivo e quer saber como podemos ajudá-lo a melhorar o seu negócio, empresa ou entidade, o IFFar possui pesquisadores altamente qualificados e uma infraestrutura de pesquisa e inovação de excelência nas diversas áreas do conhecimento.

Você pode entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Captação de recursos e Prestação de Serviços via Fundação de Apoio

O NIT oferece suporte e acompanhamento para projetos de inovação tecnológica e social em parceria com instituições públicas e privadas, além de apoiar a elaboração de chamadas públicas para captação de recursos e patrocínios para eventos e projetos, realizando a interlocução com Fundações de Apoio.

Acesse o Portal Integra e descubra as possibilidades de colaboração entre o IFFar FW e instituições públicas e privadas. 

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica

A Incubadora tem por finalidade estruturar o processo de Incubação de empresas de base tecnológica por meio do desenvolvimento da cultura empreendedora, estando também incumbida de apoiar empreendedores de base tecnológica, nas fases de pré-incubação, incubação e pós-Incubação, propiciando ambiente e condições de funcionamento apropriado.

Maiores informações sobre a incubadora de empresas de base tecnológica podem ser acessadas no Portal da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do IFFar.

 

Desafio de Empreendedorismo ByeByeBoss

O Desafio de Empreendedorismo e Inovação é uma ação conjunta dos campi do IFFar que busca alavancar as atividades de empreendedorismo e inovação. Visa inspirar, instigar e fomentar ideias de negócios e de produtos/serviços inovadores, estimulando a cultura empreendedora entre os estudantes da Instituição.

Se você tem uma ideia de negócio e quer maiores informações, acesse o site do ByeByeBoss ou entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Composição NIT Campus Frederico Westphalen:

Samay Zillmann Rocha Costa - Presidente;

Fernando José Vinhas Souza Coelho  - Vice-Presidente;

Alexandra Raquel Porazzi de Camões - Secretária;

Lucimauro Fernandes de Melo - Membro;

Silvana Bellini Vidor - Membro;

Getulio Jorge Stefanello Júnior - Membro - Coordenador de Extensão ;

Letícia Trevisan Gressler - Membro - Coordenador de Pesquisa;

Rangel Fernandes Pacheco - Membro - Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção.

Para saber mais sobre NIT, consulte:

Política de Inovação

Regulamentações e Legislação

Editais

Fim do conteúdo da página