Página inicial > Últimas Notícias > Primeira turma do curso Letras/Libras se forma em Santa Rosa
Notícias IF Farroupilha

Primeira turma do curso Letras/Libras se forma em Santa Rosa

Publicado em Quarta, 03 de Outubro de 2018, 09h23 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No dia 15 de setembro, ocorreu a formatura da primeira turma do curso Letras/Libras do polo Santa Rosa, uma parceria de trabalho realizada pelo IF Farroupilha e a Universidade Federal de Santa Catarina.

O Campus Santa Rosa foi escolhido como polo dos encontros presenciais do curso, o qual é ofertado pela UFSC na modalidade a distância com parcerias de polos em todo o Brasil. Nessa edição, o curso foi ofertado em três polos nas cidades de Joinville (SC), São Luís (MA) e Santa Rosa (RS).

Os trabalhos iniciaram em abril de 2014 com a abertura do edital e do processo seletivo. O início das aulas foi no segundo semestre de 2014. O curso disponibilizou 30 vagas para o curso de bacharelado em tradução e interpretação de Libras e 30 vagas para o curso de licenciatura em Libras.

O curso de bacharelado tem como foco principal a formação do profissional tradutor/ intérprete de Libras, já o curso de licenciatura tem como foco a formação de docentes no ensino de Libras. O curso foi estruturado pedagogicamente pela UFSC. Coube ao IF Farroupilha os trabalhos de coordenação, tutoria e organização do polo nos encontros presenciais, além de acompanhamento dos alunos.

As servidoras do IFFar Susi Mara Alves, Cátia Lamb e Cátia Scherm atuaram no curso, ocupando cargos de coordenação e tutoria. Para Susi, “foram quatro anos de intensa emoção e experiência. Fizemos parte da formação de sujeitos surdos e ouvintes. A cada encontro nos sábados, foi se concretizando um sonho que não se sonhou só, através de pessoas que acreditam na língua de sinais como formação e acesso para um mundo bilíngue, onde surdos e ouvintes possam estar em sintonia comunicacional”. Susi concluiu que o curso foi um marco na história do IF Farroupilha por acreditar que é possível proporcionar política de inclusão e formação para todos, acreditando em espaços bilíngues.

Saiba mais sobre o curso em https://libras.ufsc.br/libras-distancia/