Página inicial > Últimas Notícias > IFFar realiza Mostra de Educação Profissional e Tecnológica em Frederico Westphalen
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Sexta, 19 de Outubro de 2018, 13h32 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha realizou a IX Mostra de Educação Profissional e Tecnológica (Mept) no Campus Frederico Westphalen na última quarta-feira (17). O evento é uma demonstração de tudo o que é feito na instituição em ensino, pesquisa e extensão e premia os melhores trabalhos. Veja fotos do evento.

DSC 0857 redim

Foto: o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, professor Arthur Frantz, fala durante abertura do evento

A Mept é composta por seis eventos paralelos, além de palestras e atividades culturais. Foram aprovados 320 trabalhos que foram apresentados durante sob a forma de banners e exposições na Mostra de Inovação, no Seminário de Cursos de Pós-Graduação e na Mostra de Trabalhos Mept. O evento contou ainda com as finais dos torneios BugCup, Lançamento de Foguetes e Bye Bye Boss. O tema deste ano foi "Ciência para a redução das desigualdades".

redim DSC 0639

Foto: a abertura do evento contou com a presença do prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso. No centro, o diretor do campus Frederico Wesphalen, Carlos Trombeta

Durante a abertura, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, Arthur Frantz, explicou que a Mept é uma amostra de "tudo o que a instituição faz". Para ele, ela demonstra que o Instituto Federal Farroupilha "faz diferença para o país". A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, professora Nídia Heringer, representado a reitora do IFFar, referindo-se ao tema da Mostra, disse que a ciência que se faz no IFFar é importante para a construção do conhecimento dos alunos e para a redução das desigualdades no país. O diretor do Campus Frederico Westphalen, professor Carlos Trombetta, disse que uma das coisas mais importantes da mostra é criar amizade e aumentar os vínculos entre "pessoas da mesma instituição".

Redim DSC 0680

Foto: aluna do campus Santa Rosa apresenta idea sobre aplicativo de venda de plantas a empresários do estado

O Bye Bye Boss é um dos subeventos da Mept. Consiste na apresentação de ideas de negócio por equipes de alunos do IFFar para um corpo de jurados composto por empresários de várias cidades do estado. Os empresários avaliam as propostas por meio de aplicativos instalados em tablets. Uma das equipes, do Campus Santa Rosa, apresentou uma proposta de aplicativo para auxiliar a venda e a instalação de plantas e árvores.

redim DSC 0723

Foto: momento exato em que aluno aciona o disparador que desencadeia reação química que impulsiona o foguete

A Mostra de Foguetes é uma atividade interdisciplinar de alunos dos cursos técnicos integrados ao nível médio do IFFar. Os alunos montam equipes e, misturando conhecimentos de diversas áreas como física e química, montam foguetes impulsionados por reações químicas. Ganha a equipe que lançar o foguete mais longe. A aluna do 1º semestre do curso técnico em Administração, do Campus Avançado Uruguaiana, Maria Eduarda, explica que os foguetes são construídos com materiais reciclados e impulsionados pela reação entre vinagre e bicarbonato de sódio.

redim DSC 0956

Foto: equipe vencedora da BugCup recebe premiação na IX Mept

A BugCup é um é um Torneio de Programação voltado para alunos de informática do IFFar, e tem por objetivo verificar a capacidade dos participantes em depurar códigos de programas, encontrando possíveis bugs e determinar uma solução.

redim DSC 0750

Foto: estudante apresenta trabalho na Mostra de Trabalhos da Mept

redim DSC 0783

Foto: alunos do Curso de Especialização em Gestão da Qualidade e Novas Tendências em Alimentos do Campus Santa Rosa apresentaram trabalhos no Seminário de Cursos de Pós-Graduação

redim DSC 0832

Foto: alunos do campus Santo Ângelo apresentam o trabalho vencedor da Mostra de Inovação Tecnológica

A Mostra de Trabalhos da Mept consiste na apresentação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão na forma de banners. Todos os trabalhos são avaliados. No Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação, alunos apresentam suas pesquisas para professores avaliadores. A Mostra de Inovação Tecnológica é um dos destaque da Mept; os alunos apresentam ideias inovadoras e muitos levam protótipos. Os vencedores, do Campus Santo Ângelo, montaram uma calculadora para cegos.

redim DSC 0894

Foto: o professor Escobar Nogueira fez a palestra de encerramento da Mostra

Finalizando a programação da IX Mostra de Educação Profissional e Tecnológica do IFFar, o palestrante Escobar Nogueira falou sobre o mercado de trabalho de forma divertida, relacionando carreira com relacionamentos amorosos.

Acompanhe nosso site para saber mais sobre a IX Mept.