Página inicial > Últimas Notícias > Professor e estudante do IFFar desenvolvem pesquisa cooperada com Portugal
Notícias IF Farroupilha

Professor e estudante do IFFar desenvolvem pesquisa cooperada com Portugal

Publicado em Quinta, 22 de Novembro de 2018, 10h10 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No dia 30 de outubro de 2018, o professor Adão Caron Cambraia, acompanhado do estudante do Curso de Licenciatura em Computação e bolsista, Uianes Luiz Rockenbach Biondo, iniciaram uma pesquisa cooperada com Portugal sobre Desenvolvimento Profissional Docente.

No Instituto Politécnico da Guarda -IPG, inicialmente, participaram de reuniões com os diretores da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto Dra. Rosa Branca Tracana e Dr. Pedro Tadeu, para organização dos estudos. O plano de atividades prevê a realização de três reuniões presenciais para planejar e discutir projetos futuros com o IPG.

A primeira reunião aconteceu no dia 1º de novembro, em que se construiu um cronograma de encontros com uma proposta conjunta de discussões comuns entre os cursos de formação docente, no Brasil e em Portugal. Segundo o professor Adão, como a pesquisa desenvolvida no IFFar é no curso de Licenciatura em Computação e no IPG é Mestrado em Educação Infantil e anos iniciais, foi traçada como meta de discussão e criação de futuros projetos cooperados a Integração Curricular nos Estágios pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação.

O professor Adão e o bolsista Uianes participaram, nos dias 06 e 07 de novembro, da III Jornada de Educação: desafios, práticas e reflexões. No evento, foi apresentado o trabalho de pesquisa intitulado "Comunidades Aprendentes na formação docente: integração Brasil e Portugal".

No dia 08 de novembro, ocorreu a segunda reunião de discussão em que os professores do IPG apresentaram um quadro da conjuntura de como as TIC são incorporadas na educação em Portugal. Na ocasião, o aluno Uianes e o professor Adão apresentaram o projeto e fizeram coletivamente algumas modificações para se adequarem às necessidades de ambas instituições.

A convite da professora do mestrado em Educação do IPG, Dra. Rosa Branca (supervisora da pesquisa cooperada) e da Licenciatura em Educação Básica, foi ministrada, no dia 08 de novembro, uma aula sobre a Educação no Brasil, os Institutos Federais e as TIC na Educação. No dia 22 de novembro, ficou marcada uma aula sobre a temática “Ensinar e Aprender na cibercultura: desafios e perspectivas inovadoras”.

Com o intuito de ampliar a rede de experiências e contatos de pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional docente, os pesquisadores brasileiros visitaram, de 12 a 16 de novembro, a Universidade do Algarve, onde foram recebidos pelo Diretor, Dr. António Guerreiro da Conceição, da Escola Superior de Educação e Comunicação. No primeiro dia, definiram a agenda da semana, composta por reuniões com docentes dos Programas de Mestrado em Educação da instituição, para troca de experiências na formação docente.

Adão e Uianes ainda farão, até o final do ano, reuniões e entrevistas com os professores para entender como ocorre o desenvolvimento profissional docente em Portugal. “Também estamos inserindo alguns professores num ambiente virtual de aprendizagem para constituir uma comunidade de prática. Até o momento, a experiência tem sido muito proveitosa para darmos um salto na pesquisa que estamos realizando sobre Desenvolvimento Profissional Docente”.