Página inicial > Últimas Notícias > IFFar participa da V Jornada de Produção Científica da Região Sul
Notícias IF Farroupilha

IFFar participa da V Jornada de Produção Científica da Região Sul

Publicado em Terça, 11 de Dezembro de 2018, 11h18 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Nos dias 7 e 8 de dezembro, estudantes e servidores do IFFar participaram da V Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul, realizada no Campus Concórdia do Instituto Federal Catarinense.

Durante os dois dias de evento, estudantes de todos os IFs da Região Sul do país, dos cursos de nível técnico e superior, apresentaram 178 trabalhos científicos (uma média de 30 por instituição) nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Confira a relação dos trabalhos classificados do IFFar no documento em anexo.

Promovido pelo IFC em parceria com os Institutos Federais de Santa Catarina (IFSC), Paraná (IFPR), Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-Riograndense (IFSul) e Farroupilha (IFFar), a Jornada tem como objetivo divulgar a produção científica e promover a integração entre discentes e servidores das instituições participantes.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, Arthur Frantz, explica o processo de concepção do evento. “A Jornada foi concebida como um espaço em que nossos estudantes possam conhecer outros colegas que atuam na mesma área, compartilhar experiências e levar daqui de Concórdia muito mais que conhecimentos, mas boas relações. E, por esse ser um momento de colaboração, evitamos a estratégia formal de apresentação para tentar privilegiar essas interações; para que os participantes se sintam mais à vontade para contribuir e colaborar com os projetos uns dos outros”. “Não há premiação ou distinção dos melhores trabalhos; estar aqui no evento já é um reconhecimento do bom desempenho dos estudantes em suas instituições de origem”, pontua Arthur.

Iniciando a Jornada – A cerimônia de abertura foi às 14h, no auditório central do campus. A mesa oficial contou com a presença do pró-reitor de Extensão do IFC, Fernando Garbuio – representando a reitora do Instituto, Sônia Regina Fernandes; do pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, André Dala Possa, representando os pró-reitores da área dos demais insitutos; do diretor do campus Concórdia, Nelson Golinski; do professor Arthur Frantz, representando os demais pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação; e da reitora do IFFar, Carla Jardim – representando os reitores das demais instituições. Houve ainda uma apresentação cultural por parte do Centro de Tradições Gaúchas Bago da Cultura, formado por estudantes de diversos cursos do campus.

Em sua fala, a reitora do IFFar deu a notícia da realização, no segundo semestre de 2019, de um evento nacional de produção científica dos Institutos Federais. “Vim de Brasília, onde estávamos na última reunião do Conif, na qual deliberamos pela realização deste evento, no qual vamos reunir todas as regiões do país e dar ao trabalho da Rede Federal a dimensão que ela merece e precisa”. Assim, os eventos regionais passam a ser bianuais, realizados intercaladamente com as reuniões nacionais. Carla Jardim anunciou ainda que a sexta edição da Jornada Científica Sul será no Rio Grande do Sul, organizada em conjunto pelos três Institutos daquele estado.

Integração e conhecimento – O aluno do curso superior de Agronomia do IFFar, Rodrigo Ivaniski Della-Flora, apresentou o trabalho “Resposta do arroz irrigado à aplicação de Silício via foliar”. “É um experimento em que eu testei a aplicação de silício para promover a produtividade da cultura”, diz. Della-Flora também afirma estar satisfeito em participar da Jornada. “Participar de eventos, em qualquer nível, sempre agrega à formação. Sempre se vive experiências novas, se conhece novas ideias e modelos de pensar e como conduzir diferentes experimentos”.

O aluno teve seu trabalho financiado via bolsa – algo que ele considera fundamental. “Se não fosse a questão das bolsas de ensino, seria inviável para muitos alunos conduzir suas pesquisas a campo. Por exemplo, trabalhos em culturas de verão exigem que vocẽ esteja presente mesmo nas suas férias, fazendo a manutenção. E, para isso, ter o subsídio é essencial”, ressalta.

Empreendedorismo em foco – Além das apresentações científicas, a programação da Jornada contou ainda com a palestra “Oncotag: Um case de inovação e empreendedorismo em ciências da vida”, ministrada pela pesquisadora e CEO da empresa, Letícia Braga. A Oncotag é uma startup da área de oncologia de precisão, que utiliza marcadores genéticos moleculares para obter melhores respostas em tratamentos quimioterápicos.

Letícia Braga afirma que existe hoje, um novo paradigma na pesquisa nacional. “Até alguns anos atrás, trabalhava-se em um contexto em que, muitas vezes, a ciência era desenvolvida por si só; projetos financiados com verbas públicas em que o produto final era um artigo ou uma tese de doutorado. Após isso, veio o modelo de licenciamento dessas tecnologias para terceiros. A partir da Lei Federal de Inovação, tornou-se possível que os pesquisadores de instituições públicas e privadas possam criar a tecnologia e também empreender, levar o seu produto no mercado por si só. O Brasil vive uma necessidade de inovar, de ter tecnologia de ponta desenvolvida nacionalmente.”

A CEO da OncoTag ressalta que, para que essa realidade perdure, é preciso que o empreendedorismo faça parte da formação dos profissionais. “Nós somos formados para trabalhar para os outros, para fazer concurso, para prestar serviços, mas nunca pra ter nosso próprio negócio – e isso precisa mudar. As tendências mundiais de emprego e mercado estão mudando, e nossos institutos de educação devem se adequar a essas mudanças. Nós nos tornamos excelentes pesquisadores porque temos fomento para isso nos institutos e universidades; agora precisamos ter esse apoio também para o empreendedorismo”.

Fonte: Cecom IFC

Anexos: