Página inicial > Últimas Notícias > IFFar promove mesa-redonda com o tema Deficiência Visual
Notícias IF Farroupilha

IFFar promove mesa-redonda com o tema Deficiência Visual

Publicado em Quarta, 10 de Julho de 2019, 13h50 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha promoveu uma mesa-redonda sobre Deficiência Visual no auditório da Reitoria, na última quarta-feira (3). A atividade faz parte do projeto Café com Inclusão.

DSC 0487

Foto: a presidente da ACDV, professora Marli Schimitt falou sobre sua trajetória de aprendizado como deficiente visual

A atividade contou com a presença de membros da Associação de Cegos e Deficientes Visuais de Santa Maria (ACDV) e foi mediada pela Transcritora de Texto Braille do IFFar, Betania Marques de Moraes. Eles falaram sobre o trabalho da Associação e sobre suas trajetórias de vida e de aprendizado sendo deficientes visuais.

De acordo com Clecimara Vianna, pedagoga da Rede Municipal de Educação de Santa Maria, atualmente cedida para atuar na ACDV, a associação foi fundada em 2003 e tem sede na Vila Belga. A ACDV realiza atividades, tais como oficinas de informática e de culinária para cegos, de segunda a sexta-feira. A ACDV atende pessoas de Santa Maria, Júlio de Castilhos, Caçapava do Sul, Restinga Seca, Santa Cruz do Sul e Jaguari.

DSC 0491

Foto: a professora Marli Schimitt demonstrou o funcionamento de uma máquina de escrever em Braille

Outra atividade desenvolvida pela Associação é a Estimulação Visual. De acordo com Clecimara Vianna, 80% das crianças diagnosticadas como cegas ainda tem algum resquício de visão. Com a estimulação, é possível melhorar a qualidade de vida e proporcionar autonomia a estas crianças.

A Associação de Cegos e Deficientes Visuais de Santa Maria é presidida pela professora Marli Schimitt, ela mesma deficiente visual. Ao falar sobre a sua trajetória, Marli comentou que a escola sempre foi um local de inclusão, mesmo que antes as dificuldades fossem maiores. Ao final de sua palestra, ela mostrou o funcionamento de alguns instrumentos utilizados na educação de deficientes visuais.

A atividade foi transmitida pela WebTV do IFFar e está disponível na íntegra no Youtube (a partir dos 47 minutos e 11 segundos do vídeo).

DSC 0474

Foto: Clecimara Vianna é pedagoga do município de Santa Maria e atualmente atua na ACDV

Café com Inclusão - iniciativa da Coordenação de Ações Inclusivas do IFFar, o Café com Inclusão está em sua quinta edição. O objetivo do projeto é promover discussões sobre temáticas diversas entre os servidores da instituição. A participação é aberta a todos os servidores.

Na abertura do evento, o pró-reitor de Ensino do IFFar, professor Edison Gonzague Brito, comentou que eventos como esse demonstram o objetivo de garantir o IFFar como uma instituição de inclusão. Ele comentou que “inclusão significa garantir que todos os alunos tenham condições de acesso, permanência e êxito”.

DSC 0469

Foto: o pró-reitor de Ensino do IFFar, professor Edison Brito, destacou a responsabilidade da instituição na área da inclusão

A próxima edição do Café com Inclusão ocorre no dia 6 de agosto com o tema “Comunicação não violenta”.

Veja as notícias publicadas sobre as edições anteriores do evento: