Página inicial > Últimas Notícias > Professores do IFFar vão desenvolver plataforma online para detecção de Covid-19
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 21 de Mai de 2020, 14h36 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Uma pesquisa desenvolvida por professores do Instituto Federal Farroupilha visa a criação de uma plataforma online para a detecção de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, através da análise de imagens de raio-x. O projeto foi selecionado em edital do Conif e receberá recursos do Ministério da Educação.

Vista aérea IFFar Alegrete 877x493 equal

Imagem: vista aérea do IFFar - Campus Alegrete, onde a pesquisa será desenvolvida (Arquivo/IFFar)

Um artigo publicado por pesquisadores da Coréia do Sul mostrou que é possível detectar a Covid-19 a partir da análise de imagens de raio-x do tórax do paciente infectado. De acordo com o professor do IFFar – Campus Alegrete, Gustavo Freitas Sanchez, este método ainda não é muito utilizado porque é difícil analisar as imagens a olho nu. Para tornar esta forma de detecção da doença mais confiável, ele e um grupo de professores do campus vão desenvolver uma plataforma online capaz de analisar as imagens de raio-x e determinar a presença da doença causada pelo novo Coronavírus.

Gustavo Sanchez é coordenador do projeto de pesquisa Plataforma Online para Detecção de Covid-19 em Imagens de Raio-X com o uso do Deep Learning. A ideia do projeto é treinar um programa de computador utilizando imagens de pacientes com e sem Covid-19 até que ele seja capaz de detectar padrões que seriam muito difíceis ou até impossíveis para um ser humano.

O programa seria disponibilizado através de uma plataforma online para auxiliar profissionais de saúde a diagnosticar os pacientes. O professor Gustavo Sanchez explicou que a ideia não é substituir a avaliação médica, mas dar mais uma alternativa para possibilitar uma melhoria na detecção da doença. “Não acreditamos que uma máquina deva substituir uma avaliação médica”, disse.

A dificuldade de fazer testagens e determinar quais indivíduos estão infectados tem sido um dos grandes problemas causados pela pandemia de Covid-19. Por conta dessa dificuldade, algumas pesquisas sugerem que o número de casos no Brasil pode ser até 14 vezes maior do que os números oficiais mostram, o que dificulta as decisões médicas e políticas necessárias no enfrentamento à doença.

Gustavo Sanchez acredita que a capacidade de detectar a doença através das imagens de raio-x pode contribuir para a melhora na capacidade de diagnosticar pacientes, já que estes equipamentos são mais facilmente encontrados em diversas regiões do país e do mundo. O processo também seria agilizado, visto que a análise das imagens pela plataforma teria retorno imediato.

O desenvolvimento do projeto deve ter início ainda no mês de maio. A equipe responsável acredita que em alguns meses já se pode ter uma versão inicial da plataforma. Além de Gustavo Sanchez, também fazem parte da equipe responsável pelo projeto os professores do IFFar - Campus Alegrete Fábio Diniz Rossi, Bernardo Henz, Rumenigue Hohemberger e Denise Margareth Borges Ancini Delavechia.

Edital de enfrentamento a Covid-19 do Conif - O projeto coordenado pelo professor Gustavo Sanchez foi aprovado no Edital nº 01/2020 - Enfrentamento à Covid-19 do Conselho Nacional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Os projetos de pesquisa ou extensão selecionados receberão recursos do Ministério da Educação. No total, será investido R$6 milhões. Outro projeto do IFFar também foi aprovado no edital. Intitulado "Aplicativo móvel para medição da taxa de respiração", o projeto também será desenvolvido por professores do Campus Alegrete. Saiba mais sobre o projeto neste link.

Pesquisa do IFFar busca desenvolver método eficaz para detectar Coronavírus

Assunto(s):