Página inicial > Últimas Notícias > Live debate experiências em Curricularização da Extensão
Notícias IF Farroupilha

Live debate experiências em Curricularização da Extensão

Publicado em Sexta, 24 de Julho de 2020, 17h48 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A primeira live da série de debates “Extensão em Rede” do IFFar ocorreu nesta sexta-feira (24). O tema da atividade foi a Curricularização da Extensão e teve a participação do pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Noticia extensao em rede 01

Fabrício Alho é pró-reitor de Extensão do IFPA dede 2016. Em 2017, a instituição aprovou a sua política de Curricularização da Extensão. Desde então, a instituição tem tido experiências significativas na implementação da extensão nos cursos de graduação.

A Curricularização da Extensão consiste na inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação. É uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que as instituições assegurem 10% dos créditos curriculares das graduações em programas e projetos de extensão até 2021.

Além disso, incluir atividades de extensão no currículo dos cursos é visto pelos profissionais da área como uma forma de ampliar a integração entre a comunidade e as instituições de ensino através de seus cursos, de melhorar o aprendizado dos alunos e efetivamente integrar atividades de extensão com o ensino e a pesquisa.

De acordo com o professor Fabrício Alho, metodologias de ensino associadas a ações de extensão, como o “aprender fazendo” e o “ensinando outra pessoa”, trazem taxas de aprendizagem significativamente mais altas do que outras metodologias, como aulas expositivas e leituras.

A implantação da Curricularização requer participação ativa de alunos e servidores. Para Fabrício Alho, a boa relação entre a aprendizagem e as ações de extensão é uma das formas de sensibilizar a comunidade acadêmica a respeito da importância do projeto. A publicização e exposição de atividades de extensão já em andamento também é uma estratégia efetiva de sensibilização.

Além da sensibilização da comunidade acadêmica, o pró-reitor de Extensão do IFPA também citou como desafios importantes relacionados à Curricularização a própria institucionalização da extensão, a definição de um plano de ação e a execução deste plano.

O professor Fabrício Alho falou da importância das estruturas extensionistas já existentes nas instituições como facilitadoras no processo da Curricularização. Como exemplos dessas estruturas, ele citou as políticas extensionistas e os núcleos, como os de Arte e Cultura e o de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas.

Curricularização da Extensão no IFFar

O primeiro debate da série “Extensão em Rede” também contou com a participação da professora do IFFar, Marlova Garcia, que trabalha no processo de Curricularização da Extensão no IFFar.

Em 2018, o IFFar constituiu um Grupo de Trabalho para trabalhar na Curricularização. A partir da criação do GT, foram realizadas diversas atividades de sensibilização, estudos e planejamentos.

Atualmente, o IFFar conta com a minuta da resolução que vai regrar a Curricularização em processo de Consulta Pública. Feita através de um formulário online e aberta aos servidores do IFFar, a consulta fica disponível até o dia 26 de julho. Acesse a consulta neste link.

Saiba mais sobre a Curricularização da Extensão no IFFar

Secom