Página inicial > Últimas Notícias > Índice de evasão de cursos a distância apresenta redução

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.
Notícias IF Farroupilha

Índice de evasão de cursos a distância apresenta redução

Publicado em Segunda, 12 de Setembro de 2016, 13h01 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A diretora de EAD do IF Farroupilha, Carla Costa, apresentou alguns dados sobre esta modalidade de educação no IF Farroupilha durante a abertura do primeiro Encontro de Tutores de Educação a Distância, realizada na última quinta-feira (9), no Centro de Eventos Cerrito.

De acordo com a professora Carla Costa, em geral, os cursos oferecidos através da Educação a Distância apresentaram decréscimo nos índices de evasão nos últimos anos. Dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) mostram que o curso de Manutenção e Suporte em Informática, um dos primeiros cursos na modalidade EAD do IF Farroupilha, oferecido pelo campus Alegrete, teve evasão de 28% em 2015. Em 2010, o índice era de 83%. A consulta dos dados no Sistec foi realizada no dia 1º de setembro.

Os dados do Sistec são atualizados pelas próprias instituições. É importante manter as informações atualizadas no sistema para, entre outras coisas, garantir o correto financiamento dos cursos. Outras fontes de informação que não o Sistec podem apresentar alguma variação nos dados.

A Educação a Distância começou a ser oferecida no IF Farroupilha em 2008, a partir da criação de 2 cursos pelo campus Alegrete. Em 2010, o campus São Borja foi a segunda unidade a oferecer cursos nesta modalidade.

Os cursos são oferecidos pelos campi através de polos instalados em diversas cidades do interior. Em 2009, haviam 7 polos e cerca de 350 alunos. Em 2015, já eram 33 polos oferecendo diversos cursos para 2240 estudantes.

O Instituto Federal Farroupilha oferece cursos técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, cursos para funcionários de escolas públicas (Profuncionário) e cursos de idiomas para servidores e professores da educação básica (e-Tec Idiomas). Em 2016, o IF Farroupilha está em processo de cadastramento para oferecer cursos Superiores na modalidade EAD.

Como perspectivas para os próximos anos para a EAD, Carla Costa citou a formação de servidores, produção de material didático, aumento no número de alunos e criação de códigos de vaga para novos servidores atuarem na modalidade.

Pesquisa mostra perfil geral do aluno da EAD

A Diretoria de Assistência Estudantil do IF Farroupilha conduziu uma pesquisa para identificar o perfil dos alunos dos cursos oferecidos nesta modalidade. Conheça o perfil geral:

• Idade: 25 a 40 anos.
  • Sexo: Feminino
  • Trabalhadora
  • Renda: 1 e 1,5 salários mínimos (renda familiar per capita)
  • Possui conhecimento básico em informática

No site da Diretoria de Educação a Distância do IF Farroupilha você encontra mais informações sobre os cursos oferecidos nesta modalidade. Acesse aqui.

ETEAD - o primeiro Encontro de Tutores de EAD do IF Farroupilha ocorreu nos dias 8 e 9 de setembro, no Centro de Eventos Cerrito, em Santa Maria. O evento foi planejado a partir de demandas dos próprios tutores e bolsistas da EAD do Instituto. Acompanhe nossa página para saber sobre as palestras realizadas no Encontro. No blog do ETEAD você confere a programação completa.

Saiba mais:

Dez anos de expansão da Rede Federal é destaque em palestra no ETEAD