Página inicial > Últimas Notícias > Índice de evasão de cursos a distância apresenta redução
Notícias IF Farroupilha

Índice de evasão de cursos a distância apresenta redução

Publicado em Segunda, 12 de Setembro de 2016, 13h01 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A diretora de EAD do IF Farroupilha, Carla Costa, apresentou alguns dados sobre esta modalidade de educação no IF Farroupilha durante a abertura do primeiro Encontro de Tutores de Educação a Distância, realizada na última quinta-feira (9), no Centro de Eventos Cerrito.

De acordo com a professora Carla Costa, em geral, os cursos oferecidos através da Educação a Distância apresentaram decréscimo nos índices de evasão nos últimos anos. Dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) mostram que o curso de Manutenção e Suporte em Informática, um dos primeiros cursos na modalidade EAD do IF Farroupilha, oferecido pelo campus Alegrete, teve evasão de 28% em 2015. Em 2010, o índice era de 83%. A consulta dos dados no Sistec foi realizada no dia 1º de setembro.

Os dados do Sistec são atualizados pelas próprias instituições. É importante manter as informações atualizadas no sistema para, entre outras coisas, garantir o correto financiamento dos cursos. Outras fontes de informação que não o Sistec podem apresentar alguma variação nos dados.

A Educação a Distância começou a ser oferecida no IF Farroupilha em 2008, a partir da criação de 2 cursos pelo campus Alegrete. Em 2010, o campus São Borja foi a segunda unidade a oferecer cursos nesta modalidade.

Os cursos são oferecidos pelos campi através de polos instalados em diversas cidades do interior. Em 2009, haviam 7 polos e cerca de 350 alunos. Em 2015, já eram 33 polos oferecendo diversos cursos para 2240 estudantes.

O Instituto Federal Farroupilha oferece cursos técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, cursos para funcionários de escolas públicas (Profuncionário) e cursos de idiomas para servidores e professores da educação básica (e-Tec Idiomas). Em 2016, o IF Farroupilha está em processo de cadastramento para oferecer cursos Superiores na modalidade EAD.

Como perspectivas para os próximos anos para a EAD, Carla Costa citou a formação de servidores, produção de material didático, aumento no número de alunos e criação de códigos de vaga para novos servidores atuarem na modalidade.

Pesquisa mostra perfil geral do aluno da EAD

A Diretoria de Assistência Estudantil do IF Farroupilha conduziu uma pesquisa para identificar o perfil dos alunos dos cursos oferecidos nesta modalidade. Conheça o perfil geral:

• Idade: 25 a 40 anos.
  • Sexo: Feminino
  • Trabalhadora
  • Renda: 1 e 1,5 salários mínimos (renda familiar per capita)
  • Possui conhecimento básico em informática

No site da Diretoria de Educação a Distância do IF Farroupilha você encontra mais informações sobre os cursos oferecidos nesta modalidade. Acesse aqui.

ETEAD - o primeiro Encontro de Tutores de EAD do IF Farroupilha ocorreu nos dias 8 e 9 de setembro, no Centro de Eventos Cerrito, em Santa Maria. O evento foi planejado a partir de demandas dos próprios tutores e bolsistas da EAD do Instituto. Acompanhe nossa página para saber sobre as palestras realizadas no Encontro. No blog do ETEAD você confere a programação completa.

Saiba mais:

Dez anos de expansão da Rede Federal é destaque em palestra no ETEAD